VEGAS
Poderoso editor de vídeo que combina ferramentas avançadas com um processo de edição fluido e intuitivo.
O Vegas transforma o seu PC em uma sofisticada ilha de edição. Sua interface limpa baseada na timeline torna o processo de edição rápido e prático mas sem abrir mão de ferramentas avançadas e da precisão necessária às demandas mais exigentes como edição de filmes, videoclipes e projetos que precisam de efeitos especiais e pós produção mais elaborada, podendo ser considerado o único software de edição do mercado que agrega uma implementação de áudio realmente completa e uma plataforma que permite edições complexas mesmo em computadores de menor desempenho.
Esse é um curso completo de edição que Instrui na integra todas as ferramentas do Vegas, para que o aluno desenvolva edições com alto nível de qualidade técnica e artística. Explana cada ferramenta de forma detalhada assim como as técnicas básicas e avançadas de edição, incluindo aspectos inerentes a linguagens usadas na montagem e na pós produção de vídeo, questões estéticas e referenciais para variados tipos de edição, sincronismo com áudio e trilha sonora, edição de áudio e sound design e técnicas avançadas combinando múltiplas ferramentas tais como: máscaras, modos de mesclagem, motion grafics, automação, aninhamento de pistas, gerenciamento de canais RGB e Alpha, scopes de colorimetria, criação de CG, colorização, rotoscopia, multicamera etc. O domínio preciso dessas ferramentas potencializa a liberdade criativa do editor, dando-lhe a capacidade de materializar suas ideias em composições audiovisuais com alto nível de qualidade técnica e artística.
Exclusivo para plataforma PC, é uma ótima alternativa para todos os tipos de edição incluindo filmes, videoclipes, vídeos corporativos, publicitários, documentários, vídeos de casamento e festas em geral, vídeos de treinamento e tutoriais, vídeos para youtubers ou mesmo para produções pessoais.
O curso não exige nenhum tipo de pré conhecimento instruindo desde os fundamentos básicos da edição, formatos e padrões de vídeo e áudio até o emprego de técnicas avançadas de edição, linguagem e finalização.
Ao longo do curso os alunos desenvolvem atividades práticas de edição e exercitam as ferramentas ensinadas em projetos reais, mas também poderem trazer seus próprios vídeos para serem usados como material de aula, além receberem suporte individualizado para suas dúvidas e orientação específica para cada tipo de necessidade.
Veja abaixo o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do curso.
Próxima Turma Regular:
Início: 22/11
quartas das 19 às 22 h.
CARGA HORÁRIA: 36 horas
DURAÇÃO: 12 semanas
Conteúdo Programático
PARTE 1
Compreendendo a interface do Vegas
- Conceito de pistas e time line
- Ajuste de counter e da escala na time line
- DOC views, trimmer e monitor
- Project Media Importando medias para o projeto
- Categoria de mídias vídeos, áudios still images, sequencia de imagens
- Tipos de vídeos: AVI, MP4, MOV, WMV etc
- Tipos de áudio Wav, MP3, AAIF, etc
- Imagens Still TIFF, MPG, BMP etc
- Preview in Project media
- Importando medias, arrastando medias, importando CD track, play preview
- Pesquisa media
- Criando bins
- Removendo mídias inexistentes no projeto
- Localizando media no computador
- Localizando media na time line
- Apagando medias do projeto e do computador
- Renomeando e substituindo mídias
- Inserindo efeitos
- Girando media em 90 graus
- Explorer view
PARTE 2
Primeiros passos e aplicação das ferramentas de edição
- Arrastando Medias para a time line
- Inserindo pistas de áudio e vídeo
- Funções de transporte e atalhos usuais
- Conceito de takes: Split (S),
- Ferramentas de edição: Normal edit, Shufle, Slip, Slide, Time Strech, split trim, select, zoom, trim start e trim end
- Swiches Mute e lock e loop
- Take: Rename, Chooser, Delete
- Fundamentos do padrão RGB e canal alpha
- Propriedades da media (orientação, canal alpha, nome, field order, aspect pixel, espaço de cor, 3D stereoscopic mode)
PARTE 3
Inserindo efeitos e transições
- Video FX view
- Inserindo pelo Take
- Inserindo pelo track
- Ordem dos efeitos
- Inserindo transições
- Transitions view
- Crossfade
- Convert to Cut
- Fade type
- Transitions convert
- Transitinos propriets
- Automatic Crossfade
PARTE 4
Precisão de corte usando o trimmer
- Inserindo do Project media
- Inserindo da time line
- Selecionando I / O e inserindo na time line, Overwrite
- Inserindo marcas e regiões
- Limpando histórico e removendo media do trimmer
- Usando monitor externo
- Criando sub clip
- Modos de visualização (vídeo e áudio)
- Salvando frame para o time line e para arquivo
- Modo hover scrub
- Loop region
PARTE 5
Monitorando sua edição vídeo preview)
- Navegacao básica e loop region
- Salva frame para arquivo e para o clipboard
- Qualidade de resolução
- Overlays área de segurança, grade, canais RGB e alpha
- Bypass effects
- Inserindo efeitos no vídeo preview
- Usando monitor externo
- Rate plauback
PARTE 6
Navegando e editando na time line
- Configurando contador
- Grid space e ruler format`
- Navegacao rigth e left botons
- Alt 0 time line maximize
- Editando auto riple, auto crossfade e snap
- Quick fade
- Agrupamento de takes
- Agrupando e desagrupando takes
- Removendo do grupo, selecionando grupo e limpando grupo
- Ignorando grupo
- Undo e redo
- Cut, copy, paste, paste insert, paste atributes, paste repeat
- Alterando ordem das pistas
- Controle de opacidade
- Fast fade in e out e curva de fade
- Selected media in project media
- Selected event in time line
- Post edit riple modes
- Undo, redo e clear history
PARTE 7
Automação de efeitos e controles
- Conceito de keyframes
- Inserindo envelopes de vídeo: fade to color, level, mute
- Envelope edit mode
- Envelope de velocity (slow motion e fast motion)
- Inserindo envelopes de áudio: level, pan, MUTE
- Introduzindo o conceito de keyframe
- Automatizando efeitos e transições
- Inserindo, copiando e apagando keyframes
- Sincronizando com time line
- Tipos de curvas: linear, smooth, fast, slow, sharp e hold, manual e Split manual
- Visualizar por curvas e por linhas
- Vinculando envelopes a clipes
PARTE 8
Slow motion e técnicas de Time remaping
- Insert tempo control slow motion e fast motion
- Frame rate de origem
PARTE 9
Motion
- Position (Zoom e crop)
- Rotation (angle e anchor point)
- Source (aspect ratio e stretch to fill frame)
- Workspace, lock parametes e snap
- Inserindo keyframes (sincronizando com a time line, copy, paste e delete keyframes, tipo de curva)
PARTE 10
Criando e animando mascaras
- Retangulares, elípticas e freehand
- Editando mascaras (criando anchor points, belzier )
- Atalhos, movendo, copiando e rotacionando mascaras
- Selecionando pontos de ancora e tangentes
- Modo positivo e negativo, feather, opacidade
- Criando múltiplas mascaras
- Automatizando mascaras com keyframes
- Track motion
- Picture in picture
- Position, angle
- Lock aspect ratio, prevent scale e position x e y, preserve center, snap
- 2d shadow e 2d glow
- 3d source alpha
- Automatizando track motion
- Expanded track keyframes
PARTE 11
Criando CG (títulos, créditos, textos e legendas)
- Pelo Insert text media
- Fontes e alinhamento de texto
- Location
- Color
- Animation
- Advanced tracking e line space
- Outline
- Shadows
- Pro type Titer
- Transform
- Effects
- Layout
- Advanced (Fade selection, orientation, tracking e line spaces)
- Criando e editando patch
- Automation keyframes
- Titles and text presets
- Legacy text
- Credit rolls
- Inserindo e importando texto
- Style e propriets
- Timed sequence mode e scrow mode
PARTE 12
Gerando medias
- Media generator
- Checkerboard
- Color gradient
- Ligth flares
- Noise texture
- Test pattern
- Solid Color
PARTE 13
Modos de mesclagem
- Source alpha, Add, multiply mask, cut, screen, overlay, hard ligth, dodge, burn, darken, ligthing, difference, difference squared
- Custom
- Bump Map
- Displacement Map
- Height Map
PARTE 14
Edição de áudio
- Parametros de áudio no pista
- Inserindo efeitos de áudio
- Ignorando efeitos de audio
- Meters propriets
- Master view
- Crossfade e auto crossfade
- Mixing console View
- Conceito de buses
- Buses tracks
- Inserindo tracks de áudio, buses,
- Insert imput bus
- Imput on, off e auto
- Insert FX track (pre e post fader)
- Insert Bus track
- Masters
- Console views customize
- Meter layout
- Track manager
- Downmix output
- Channel Left, Rigth, swap, combine
- Mixando em surround 5.1
- Inserindo BUS surround
- Surround panel view
PARTE 15
Otimizando o desempenho
- Playback performance
- Build dynamic RAM
- Render to new track
- Clear pre render
- Pre render buffer
- Criando arquivos proxy
PARTE 16
Inserindo marcas
- Marker e region (clear all)
- Snap options (snap to grid, enable snap, events e markers)
PARTE 17
Trabalhando em ambiente multi câmeras
- Criando pista multicamera
- Modo de edição multicamera
- Expandindo para múltiplas pistas
- Editando áudio com vídeo
- Sincronizando tracks usando áudio events
- Synchronize áudio e vídeo automaticamente (by moving e by sliping)
- Vinculando pistas de áudio sincronizadas
- Usando track layers (expand)
PARTE 18
Aninhando e gerenciando tracks
- Child e parent tracks
- Parent composite mode
- Parent motion
- Tracks edição avançada
- Fade color top e boton
- Automation track On/Off
- Touch e Latch
- Agrupamento de tracks, ungroup, mute, solo e rename
- Track display color
PARTE 19
Colorização
- Leitura dos vídeo scopes
- Histograma, vector scope, waveform e RGB parade
- Color Curves
- Color correction
- Color match
- Color balance
- White balance
PARTE 20
Aplicando Plug ins e Efeitos
- Blur
- Defocus
- Chromakey
- Vignette
- Film effects
- Estabilizacao de imagem
PARTE 21
Queimando mídias físicas (Burn disk)
- CD áudio track at once
- CD áudio disck at once
- DVD e blu-ray disk
PARTE 22
Finalização em arquivos e tipos de saídas (renderizacao)
- Tipos de media (áudio, vídeo, image sequence)
- Áudio ram e comprimido (wav, wma, aiff, mp3, aa3, flac etc)
- Video (avi, mp4, xavc, xdcam, wmv, hdcam, xmf, avc, mov etc )
- Still sequence (png, bmp, dpx, jpeg, tiff, wdp etc )
- Compreendendo o canal alpha
- Compreendendo containers e a compressão
- Frame rate, aspect ratio, pixel format, interlaced e progressive
- Customizando parâmetros da renderizacao
- Renderizando arquivos com múltiplos canais de áudio
PARTE 23
Exportando e importando projetos
- Importaçao de medias externas (áudio, vídeo e still)
- Media from Project
- Importando projetos de aplicativos externos (Final cut, Adobe Premiere e After Effects)
- Exportado para sessões do Vegas
- Exportado para aplicativos externos (Adobe Premiere, After Effects, Final Cut, Media composer e PRO TOOLS)
- Exportando para XDCAM
PARTE 24
Customizando a área de trabalho
- Layouts (default, colorização e áudio mixing)
- Salvando e carregando layouts personalizados
- Customizando a barra de ferramentas
- Customizando ferramentas da time line
- Customizando atalhos