PRO TOOLS

Dominar o PRO TOOLS pode fazer a diferença entre querer e poder no mercado de áudio profissional.

Ao longo da evolução tecnológica no mercado profissional de áudio, o Pro Tools tornou-se a plataforma padrão em estúdios do mundo inteiro e um sinônimo de qualidade e agilidade, consagrando-se pela sua estabilidade, desempenho e pela sua confiabilidade reunindo em uma interface prática e objetiva toda a precisão e robustez que os profissionais precisam.

Sendo usado para gravar, editar, mixar e finalizar projetos de áudio de todos os tipos. domina-lo tornou obrigatório a quem deseja ingressar como profissional nos competitivos  mercados fonográfico e de broadcast.

Esse é um curso completo e definitivo, que aborda toda a potencialidade do Pro Tools, instruindo na operação das suas ferramentas, plug ins e procedimentos, além de instruir no emprego de algumas das principais técnicas de gravação, edição e produção de áudio que foram consagradas pelos grandes produtores musicais.

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Veja abaixo o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do curso.

Modalidade:
REGULAR

Próxima Turma:

Início: 31/01/2019

às quintas-feiras
das 19:00 às 22:00 h.

CARGA HORÁRIA: 48 horas
DURAÇÃO: 16 semanas

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Conteúdo Programático

METODOLOGIA

A metodologia de ensino combina conceitos de produção musical a experimentações durante as aulas, assim o aluno aprende de forma consistente, testando e treinando em tempo real as ferramentas e técnicas ensinadas e esclarecendo imediatamente dúvidas e dificuldades técnicas no uso correto de suas ferramentas.

Visando preparar o aluno para mercado, esse curso emprega uma abordagem totalmente prática e objetiva, onde os alunos exercitam as ferramentas ensinadas desde a primeira aula, isso garante resultados efetivos e imediatos e os torna realmente preparados para operar de forma eficiente todas as suas ferramentas nas mais variadas situações de trabalho, compreendendo na íntegra a aplicação correta de cada um dos seus parâmetros e funcionalidades.

As aulas são feitas em laboratórios com estações individuais, onde os alunos desenvolvem seus próprios projetos e fazem exercícios que simulam situações reais de trabalho, tanto em atividades em sala de aula quanto em exercícios para fazer em casa.

Professores experientes e atuantes no mercado acompanham individualmente cada aluno orientando e ajudando-o em dificuldades especificas. Seu desempenho é avaliado durante todo o curso através de projetos práticos e um trabalho final de conclusão do curso, esse critério rigoroso de avaliação e monitoramento estabelecido por uma relação estreita aluno-professor é que vai garantir que o aluno sairá do curso realmente preparado para enfrentar e se destacar no mercado profissional de áudio.

PÚBLICO ALVO

Indicado para músicos ou que deseja atuar como: produtores musicais, produtores de áudio para broadcast incluindo TV, cinema e vídeo, técnicos de gravação em estúdio ou palco, engenheiros de mixagem, sound desingners, operadores de dublagem, sonoplastas, e todos aqueles que buscam o máximo de qualidade técnica em seus projetos de áudio.

Preciso de equipamento para fazer o curso?

O PRO TOOLS e compatível com as plataformas Mac ou PC, e para o funcionamento do PRO TOOLS também e preciso ter instalado uma interface de áudio, no entanto, para quem não possui computador com o PRO TOOLS instalado, os laboratórios da Synthex  ficam a disposição dos alunos para todas as atividades e exercícios relacionados ao curso fora dos horários de aula.

PRO TOOLS – Apresentação da Plataforma

  • Familiarização com a interface gráfica e principais screens
  • Atalhos e modos de acesso
  • Modelos operacionais para otimização do processo produtivo
  • Organização de projetos
  • Configurações inicias de portas e dispositivos acoplados
  • Roteamento de sinal
  • Configuração de aspectos de qualidade do projeto
  • Suporte a superfícies de controle e vídeo

Informações básicas de áudio

  • Sistema orgânico
  • Como nosso tímpano capta os sons
  • A conversão de energias no áudio: Cinética em Elétrica
  • Conceitos de Baixas, Médias e Altas frequências
  • Microfones
  • A importância de um bom pré
  • Amperímetro / Multiteste
  • Resolução: 16 ou 24 bits e seu uso adequado
  • A estrutura do áudio: formante e harmônicos
  • Sample rate: Quando usar 44 ou 48 Khz.

Informações básicas do MAC

  • Dicas de atalhos mais utilizados
  • O Zoom do Mac como ferramenta complementar
  • Crie screenshots das etapas de seu trabalho com o printscreen do Mac

Configurações Iniciais de um novo projeto

  • Criando sessões a partir de um template (modelo)
  • Criando sessões partindo do zero
  • Definindo o formato dos áudios do projeto: AIFF ou WAV?


Menu View

  • Usando atalhos para alternar entre as duas principais telas do Pro Tools (Mix e Edit)
  • Narrow Mix – Aproveitando melhor a tela para mixagem
  • Edit Window (Modo Minimal) – Facilitando o processamento.
  • A importância do uso adequado das réguas Clip List / Track List
  • Modo dos Tracks: Clip, Waveforms, Sends
  • Track Number (quando utilizar)
  • Window Transport
  • Apresentação das ferramentas básicas: Smart Tools
  • Grid

Importando Audio

  • Start Session
  • Select
  • Spot
  • Apply SRC
  • Controle de Volume Inicial
  • Criando um Master

    Exercícios propostos: práticas operacionais para o uso de ferramentas e atalhos, familiarização com a interface

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PREPARAÇÃO PARA MIXAGEM

  • Alterar nomes das pistas
  • Colocar comentários
  • Usando controles do Audio Suite (Normalize, Strip Silence)
  • Conceito de Auxiliares
  • Criação de Grupos e SubgruposExercícios básicos de mixagem e com o emprego de subgrupos

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RÉGUAS – Detalhamento dos vários tipos

  •  Metrônomo: Usando modo Click ou TL Metro
  • Formas de Compasso: Definição de andamento e divisão
  • Figuras Musicais, abreviações e pontos de aumento: Uso adequado para o bom funcionamento do Grid
  • Régua Meter: Ajustando o click ao tipo de compasso
  • Grid – Ajustes visuais na Edit Window
  • Régua Key: A importância dos ajustes de tons para a visualização pelo músico no estúdio.
  • Régua Chords: Definição de acordes / tablaturas
  • Régua Makers: Uso de Locations – Uma forma de automatizar o comportamento do Pro Tools durante a execução da sessão.
  • Window Score Editor
  • Régua Tempo: Variações de tempo em um determinado range
  • Tempo Operation (modos): Constant, Linear, Parabolic, S-Curve, Scale, Stretch

    Exercicios relacionados ao uso das réguas e edição com ajuste de precisao 

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VIDEO

  •  Uso de software externo para conversão de vídeos em vários formatos
  • PRO TOOLs e suporte a vídeo
  • Integraçao com FINAL CUT
  • Compatibilidade e criação de marcas de forma inteligente
  • Importar Vídeo (cortar, converter)
  • Formatos de Vídeo:  MOV, AVI, FLV, WMV

Exercícios propostos:
Sincronizando partes de áudio separadas em um vídeo sem áudio
Corte e separação de áudio para montagem posterior 

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LOOPINGS

  • Conductor Track: definindo a indexação do Projeto à Régua de Tempo
  • Modos de atuação da Régua de Tempo: Elastic, TCE, Consolidate Clip
  • Aplicando Fade In, Fade Out, Crossfade
  • Modos shuffle, spot e slipExercícios de manipulação de Clips

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AUTOMAÇÃO

  • Técnicas de Automação de volume, pan e mute/solo

Conceitos de Canal. Quando usar:

  • Mono / Mono
  • Mono / Stereo
  • Stereo / Stereo

 

AUTOMAÇÃO II

  • Automatizando Sends
  • Conceitos de Pré Fader e Pós Fader… a utilidade de cada modo
  • Automação de parâmetros de Plug-InsExercícios relacionados com automações

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ELASTIC – Uso adequado para melhores resultados e escolha de algoritmos para cada aplicação

  • Modo polifônico – Utilizando o pitch shift
  • Modo Rítmo
  • Modo Monofônico
  • Modo Varispeed
  • Dobra de Vozes com Duplicate Track
  • Utilizando os modos SLIP e GRID
  • Uso da grade: Difrenciação entre os tipos Relative e Absolute
  • Modos de visualização dos tracks: Blocks, Playlists, Analisys, Warp

Exercícios com dobras de voz e guitarra

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SETUP: Ajuste avançado de parâmetros de funcionamento do Pro Tools

  • Hardware, PlayBack Engine, Host Engine
  • Disk Alocation: Um recurso do Pro Tools para aliviar a carga do processamento de áudio permitindo a gravação em vários HDs.
  • Periphericals: sincronização com superfícies de controle, controladores MIDI, controles vis Ethernet, Mic PreAmps.
  • I/O: Setup de entradas e saídas de tracks, auxiliares e master
  • Vídeo Sync OffSet: Ajustes para um perfeito sincronismo áudio/vídeo
  • Session: Ajustes para uma nova sessão.
  • Current Feet-Frames Position
  • Current Timecode Position
  • External Timecode OffSet
  • MIDI – Ajustes diversos: Midi Studio, Midi Beat Clock
  • Input Filters: filtrando controles MIDI
  • Input Devices: Ajustando parâmetros referentes a equipamentos externos.
  • Display:  Alterando o funcionamento dos meters
  • Auto Backup: Configurando o backup automático da sessão.
  • Vídeo High Quality: Ativando a reprodução de vídeo em alta qualidade.

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EDIÇÃO

  • Edição de áudio utilizando os modos: Shuffle, Slip, Spot e Grid
  • Zoom
  • Zoom Memory (5 estágios): Acessando vários níveis de zoom de forma rápida.
  • Ferramenta Trim ( Modo Standard,  Modo TCE, Loop)
  •  Ferramenta Time, Object e Separation
  • Scrubber: Ouvindo o áudio pelo movimento manual do cursor em qualquer direção e velocidade para localização de um ponto específico.
  • Ferramenta Pen com destaque para o modo freehand para o ajuste de picos achatados na onda sonora.
  • Tab transients: Uma forma de navegar pelos pontos de maior amplitude do áudio.
  • Link Timeline and Edit Selection
  • Ferramentas de Micro edição.

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GRAVAÇÃO

  • Definindo entradas e roteamento de tracks e buses.
  • Usando o monitoramento de forma adequada com Input Only Monitoring ou Audio Input Monitoring
  • Modos do Audio Input Monitoring: Normal, Loop, Destructive, Quick Punch e suas aplicações
  • Pre Roll e Pós Roll
  • Aplicação das ferramentas de edição pós gravação
  • Pre Fader Metering
  • Quando usar ou não o pré fader
  • Modos de Solo
  • Compensação de Delay
  • Monitoramento de Baixa Latência
  • Comportamento da tela e do cursor com Edit Window Scrolling: No Scrolling, After Playback, Page e Continuous

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AUDIO SUITE

  • Inserção de Plug Ins em Clip
  • Inserção de Plug Ins via Console
  • Automação de Plug Ins

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Implementaçao MIDI e instrumentos virtuais

Conhecendo os principais instrumentos virtuais do Pro Tools:

  • Mini Grand, DB 33, Boom, Structure, Vaccum e XPand 2.

Ajustes e comandos MIDI:

  • Select / Split Notes: separando peças de bateria MIDI para mixagem em áudio.
  • Quantização: Alinhando dados MIDI na grade de tempo.
  • Input Quantize: Quantizando já durante a gravação.
  • Transpose: Mudanças de tonalidade
  • Step Input: Gravando passo a passo com base em figuras musicais.
  • Change Velocity: Editando os parâmetros de velocidade.
  • Change Duration: Editando a duração das notas.
  • Restore Performance

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REWIRE

  • Midi Editor:  O piano-roll do Pro Tools
  • Rewire com Reason
  • Automação de um VST em Rewire partindo do Pro ToolsExercícios:
    Escolher um VST do Reason e montar uma tabela de automação para os parâmetros deste VST através do Pro Tools.
    Finalização e Apresentação de Projeto de Sonorização e Efeitos sobre Vídeo

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