PRO TOOLS
Dominar o PRO TOOLS pode fazer a diferença entre querer e poder no mercado de áudio profissional.
Ao longo da evolução tecnológica no mercado profissional de áudio, o Pro Tools tornou-se a plataforma padrão em estúdios do mundo inteiro e um sinônimo de qualidade e agilidade, consagrando-se pela sua estabilidade, desempenho e pela sua confiabilidade reunindo em uma interface prática e objetiva toda a precisão e robustez que os profissionais precisam.
Sendo usado para gravar, editar, mixar e finalizar projetos de áudio de todos os tipos. domina-lo tornou obrigatório a quem deseja ingressar como profissional nos competitivos mercados fonográfico e de broadcast.
Esse é um curso completo e definitivo, que aborda toda a potencialidade do Pro Tools, instruindo na operação das suas ferramentas, plug ins e procedimentos, além de instruir no emprego de algumas das principais técnicas de gravação, edição e produção de áudio que foram consagradas pelos grandes produtores musicais.
Veja abaixo o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do curso.
Modalidade:
REGULAR
Próxima Turma:
Início: 31/01/2019
às quintas-feiras
das 19:00 às 22:00 h.
CARGA HORÁRIA: 48 horas
DURAÇÃO: 16 semanas
Conteúdo Programático
METODOLOGIA
A metodologia de ensino combina conceitos de produção musical a experimentações durante as aulas, assim o aluno aprende de forma consistente, testando e treinando em tempo real as ferramentas e técnicas ensinadas e esclarecendo imediatamente dúvidas e dificuldades técnicas no uso correto de suas ferramentas.
Visando preparar o aluno para mercado, esse curso emprega uma abordagem totalmente prática e objetiva, onde os alunos exercitam as ferramentas ensinadas desde a primeira aula, isso garante resultados efetivos e imediatos e os torna realmente preparados para operar de forma eficiente todas as suas ferramentas nas mais variadas situações de trabalho, compreendendo na íntegra a aplicação correta de cada um dos seus parâmetros e funcionalidades.
As aulas são feitas em laboratórios com estações individuais, onde os alunos desenvolvem seus próprios projetos e fazem exercícios que simulam situações reais de trabalho, tanto em atividades em sala de aula quanto em exercícios para fazer em casa.
Professores experientes e atuantes no mercado acompanham individualmente cada aluno orientando e ajudando-o em dificuldades especificas. Seu desempenho é avaliado durante todo o curso através de projetos práticos e um trabalho final de conclusão do curso, esse critério rigoroso de avaliação e monitoramento estabelecido por uma relação estreita aluno-professor é que vai garantir que o aluno sairá do curso realmente preparado para enfrentar e se destacar no mercado profissional de áudio.
PÚBLICO ALVO
Indicado para músicos ou que deseja atuar como: produtores musicais, produtores de áudio para broadcast incluindo TV, cinema e vídeo, técnicos de gravação em estúdio ou palco, engenheiros de mixagem, sound desingners, operadores de dublagem, sonoplastas, e todos aqueles que buscam o máximo de qualidade técnica em seus projetos de áudio.
Preciso de equipamento para fazer o curso?
O PRO TOOLS e compatível com as plataformas Mac ou PC, e para o funcionamento do PRO TOOLS também e preciso ter instalado uma interface de áudio, no entanto, para quem não possui computador com o PRO TOOLS instalado, os laboratórios da Synthex ficam a disposição dos alunos para todas as atividades e exercícios relacionados ao curso fora dos horários de aula.
PRO TOOLS – Apresentação da Plataforma
- Familiarização com a interface gráfica e principais screens
- Atalhos e modos de acesso
- Modelos operacionais para otimização do processo produtivo
- Organização de projetos
- Configurações inicias de portas e dispositivos acoplados
- Roteamento de sinal
- Configuração de aspectos de qualidade do projeto
- Suporte a superfícies de controle e vídeo
Informações básicas de áudio
- Sistema orgânico
- Como nosso tímpano capta os sons
- A conversão de energias no áudio: Cinética em Elétrica
- Conceitos de Baixas, Médias e Altas frequências
- Microfones
- A importância de um bom pré
- Amperímetro / Multiteste
- Resolução: 16 ou 24 bits e seu uso adequado
- A estrutura do áudio: formante e harmônicos
- Sample rate: Quando usar 44 ou 48 Khz.
Informações básicas do MAC
- Dicas de atalhos mais utilizados
- O Zoom do Mac como ferramenta complementar
- Crie screenshots das etapas de seu trabalho com o printscreen do Mac
Configurações Iniciais de um novo projeto
- Criando sessões a partir de um template (modelo)
- Criando sessões partindo do zero
- Definindo o formato dos áudios do projeto: AIFF ou WAV?
Menu View
- Usando atalhos para alternar entre as duas principais telas do Pro Tools (Mix e Edit)
- Narrow Mix – Aproveitando melhor a tela para mixagem
- Edit Window (Modo Minimal) – Facilitando o processamento.
- A importância do uso adequado das réguas Clip List / Track List
- Modo dos Tracks: Clip, Waveforms, Sends
- Track Number (quando utilizar)
- Window Transport
- Apresentação das ferramentas básicas: Smart Tools
- Grid
Importando Audio
- Start Session
- Select
- Spot
- Apply SRC
- Controle de Volume Inicial
- Criando um Master
Exercícios propostos: práticas operacionais para o uso de ferramentas e atalhos, familiarização com a interface
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PREPARAÇÃO PARA MIXAGEM
- Alterar nomes das pistas
- Colocar comentários
- Usando controles do Audio Suite (Normalize, Strip Silence)
- Conceito de Auxiliares
- Criação de Grupos e SubgruposExercícios básicos de mixagem e com o emprego de subgrupos
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RÉGUAS – Detalhamento dos vários tipos
- Metrônomo: Usando modo Click ou TL Metro
- Formas de Compasso: Definição de andamento e divisão
- Figuras Musicais, abreviações e pontos de aumento: Uso adequado para o bom funcionamento do Grid
- Régua Meter: Ajustando o click ao tipo de compasso
- Grid – Ajustes visuais na Edit Window
- Régua Key: A importância dos ajustes de tons para a visualização pelo músico no estúdio.
- Régua Chords: Definição de acordes / tablaturas
- Régua Makers: Uso de Locations – Uma forma de automatizar o comportamento do Pro Tools durante a execução da sessão.
- Window Score Editor
- Régua Tempo: Variações de tempo em um determinado range
- Tempo Operation (modos): Constant, Linear, Parabolic, S-Curve, Scale, Stretch
Exercicios relacionados ao uso das réguas e edição com ajuste de precisao
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VIDEO
- Uso de software externo para conversão de vídeos em vários formatos
- PRO TOOLs e suporte a vídeo
- Integraçao com FINAL CUT
- Compatibilidade e criação de marcas de forma inteligente
- Importar Vídeo (cortar, converter)
- Formatos de Vídeo: MOV, AVI, FLV, WMV
Exercícios propostos:
Sincronizando partes de áudio separadas em um vídeo sem áudio
Corte e separação de áudio para montagem posterior
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LOOPINGS
- Conductor Track: definindo a indexação do Projeto à Régua de Tempo
- Modos de atuação da Régua de Tempo: Elastic, TCE, Consolidate Clip
- Aplicando Fade In, Fade Out, Crossfade
- Modos shuffle, spot e slipExercícios de manipulação de Clips
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AUTOMAÇÃO
- Técnicas de Automação de volume, pan e mute/solo
Conceitos de Canal. Quando usar:
- Mono / Mono
- Mono / Stereo
- Stereo / Stereo
AUTOMAÇÃO II
- Automatizando Sends
- Conceitos de Pré Fader e Pós Fader… a utilidade de cada modo
- Automação de parâmetros de Plug-InsExercícios relacionados com automações
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ELASTIC – Uso adequado para melhores resultados e escolha de algoritmos para cada aplicação
- Modo polifônico – Utilizando o pitch shift
- Modo Rítmo
- Modo Monofônico
- Modo Varispeed
- Dobra de Vozes com Duplicate Track
- Utilizando os modos SLIP e GRID
- Uso da grade: Difrenciação entre os tipos Relative e Absolute
- Modos de visualização dos tracks: Blocks, Playlists, Analisys, Warp
Exercícios com dobras de voz e guitarra
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SETUP: Ajuste avançado de parâmetros de funcionamento do Pro Tools
- Hardware, PlayBack Engine, Host Engine
- Disk Alocation: Um recurso do Pro Tools para aliviar a carga do processamento de áudio permitindo a gravação em vários HDs.
- Periphericals: sincronização com superfícies de controle, controladores MIDI, controles vis Ethernet, Mic PreAmps.
- I/O: Setup de entradas e saídas de tracks, auxiliares e master
- Vídeo Sync OffSet: Ajustes para um perfeito sincronismo áudio/vídeo
- Session: Ajustes para uma nova sessão.
- Current Feet-Frames Position
- Current Timecode Position
- External Timecode OffSet
- MIDI – Ajustes diversos: Midi Studio, Midi Beat Clock
- Input Filters: filtrando controles MIDI
- Input Devices: Ajustando parâmetros referentes a equipamentos externos.
- Display: Alterando o funcionamento dos meters
- Auto Backup: Configurando o backup automático da sessão.
- Vídeo High Quality: Ativando a reprodução de vídeo em alta qualidade.
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EDIÇÃO
- Edição de áudio utilizando os modos: Shuffle, Slip, Spot e Grid
- Zoom
- Zoom Memory (5 estágios): Acessando vários níveis de zoom de forma rápida.
- Ferramenta Trim ( Modo Standard, Modo TCE, Loop)
- Ferramenta Time, Object e Separation
- Scrubber: Ouvindo o áudio pelo movimento manual do cursor em qualquer direção e velocidade para localização de um ponto específico.
- Ferramenta Pen com destaque para o modo freehand para o ajuste de picos achatados na onda sonora.
- Tab transients: Uma forma de navegar pelos pontos de maior amplitude do áudio.
- Link Timeline and Edit Selection
- Ferramentas de Micro edição.
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GRAVAÇÃO
- Definindo entradas e roteamento de tracks e buses.
- Usando o monitoramento de forma adequada com Input Only Monitoring ou Audio Input Monitoring
- Modos do Audio Input Monitoring: Normal, Loop, Destructive, Quick Punch e suas aplicações
- Pre Roll e Pós Roll
- Aplicação das ferramentas de edição pós gravação
- Pre Fader Metering
- Quando usar ou não o pré fader
- Modos de Solo
- Compensação de Delay
- Monitoramento de Baixa Latência
- Comportamento da tela e do cursor com Edit Window Scrolling: No Scrolling, After Playback, Page e Continuous
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AUDIO SUITE
- Inserção de Plug Ins em Clip
- Inserção de Plug Ins via Console
- Automação de Plug Ins
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Implementaçao MIDI e instrumentos virtuais
Conhecendo os principais instrumentos virtuais do Pro Tools:
- Mini Grand, DB 33, Boom, Structure, Vaccum e XPand 2.
Ajustes e comandos MIDI:
- Select / Split Notes: separando peças de bateria MIDI para mixagem em áudio.
- Quantização: Alinhando dados MIDI na grade de tempo.
- Input Quantize: Quantizando já durante a gravação.
- Transpose: Mudanças de tonalidade
- Step Input: Gravando passo a passo com base em figuras musicais.
- Change Velocity: Editando os parâmetros de velocidade.
- Change Duration: Editando a duração das notas.
- Restore Performance
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REWIRE
- Midi Editor: O piano-roll do Pro Tools
- Rewire com Reason
- Automação de um VST em Rewire partindo do Pro ToolsExercícios:
Escolher um VST do Reason e montar uma tabela de automação para os parâmetros deste VST através do Pro Tools.Finalização e Apresentação de Projeto de Sonorização e Efeitos sobre Vídeo