LOGO-LIVECLASSROOM-EAD-DARK

PRODUÇÃO DE VÍDEO

Produza vídeo com estética e qualidade cinematográfica

Esse curso e voltado a quem deseja aprender a produzir vídeos abrangendo todas as etapas do processo de produção, desde o planejamento (pré produção), gravação até a pós produção.

Dividido em dois módulos, baseia-se no fluxo de trabalho das grandes produções cinematográficas, onde a captação e a edição são planejadas de forma simultânea. Fornece os conhecimentos necessários a produção de vídeos e filmes com alto nível de qualidade técnicas e artística, instruindo no domínio de técnicas fotografia e de filmagem, conceitos de direção, montagem, edição, efeitos visuais (VFX), colorização e finalização.

Capacita o aluno tanto para integrar uma equipe quanto para atuar como Videomaker, produzindo peças audiovisuais para as mais variadas finalidades e gêneros tais como: videoclipes, filmes (longas e curtas metragens, series e novelas), documentários, vídeos jornalísticos, corporativos e publicitários, vídeos sociais (casamentos, formaturas e festas), vídeos para Youtube etc.

botao-modealidade-ead

Veja abaixo o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do curso.

Próxima Turma EAD:

Início:

04/05/2021

às Terças-feiras das 19 às 22 h.

CARGA HORÁRIA: 60 horas
DURAÇÃO: 20 semanas

Conteúdo Programático

A Linguagem Cinematográfica

Produzir um filme impactante, surpreender, utilizar sons e imagens para contar uma história de forma a sensibilizar, mobilizar e transformar as pessoas é o que todo cineasta ou videomaker deseja. No entanto, produzir vídeos de qualidade envolve muito planejamento e cuidados com todos os detalhes e dependem do domínio de um amplo conjunto de conhecimentos específicos aplicados a cada etapa do trabalho e que iram influenciar no resultado final.

A linguagem cinematográfica consiste em produzir peças audiovisuais que atendam a critérios técnicos e estéticos, mas principalmente que tenham o poder de envolver e emocionar o expectador com a mensagem ou a história que deseja contar.

 

Módulo I – Produção: Captação e cinematografia

A crescente evolução tecnológica e a popularização das câmeras digitais revolucionaram a indústria de produção de vídeo, isso porque as imagens que elas fornecem, pela sua qualidade e pelas suas opções óticas, possuem características que se assemelham as imagens obtidas por uma câmera de cinema, mas a um custo muito mais baixo, colocando à mão de produtores e videomakers recursos para desenvolver projetos audiovisuais com alto nível de qualidade técnica e artística.

Por essas propriedades, essas câmeras tem sido largamente empregadas em toda a indústria cinematográfica, inclusive em grandes produções de filmes de Hollywood, seriados, novelas, documentários e produções publicitarias, mas também  possibilitam que mesmo produções de baixo orçamento, como curtas metragem ou um vídeo de casamento, possa se tornar uma verdadeira produção cinematográfica.

Usar uma câmera fotográfica como uma câmera de cinema, não só fornece imagens de alta resolução, mas também permite alternativas estéticas e o emprego de técnicas cinematográficas de filmagem, transformando o videomaker em um verdadeiro diretor de fotografia, no entanto, tais possibilidades criativas exigem sua operação em modo totalmente manual e conhecimento fluido e consciente das suas funcionalidades, propriedades e limitações.

Tendo como foco imprimir a estética do cinema como linguagem, esse módulo instrui no uso mais eficiente de câmeras digitais visando obter a máxima qualidade de imagem a partir da sua parametrização precisa, explanando técnicas de filmagem e iluminação, opões óticas, movimentação e estabilização de câmera, composição de planos e enquadramentos, marcação de foco, uso criativo e narrativo da luz, das cores e da profundidade de campo, sincronismo e ritmo das imagens com a trilha sonoras e o sound design, além de cuidados com a captação e produção do áudio.

5D-(7)

Ao longo do módulo também é feita uma explanação detalhada sobre tecnologias, marcas e modelos de equipamentos tais como câmeras, lentes e acessórios servindo de suporte tanto para operação pratica de equipamentos em um set de filmagem quanto para quem deseja adquirir seu próprio equipamento.

No escopo do curso também é avaliado o emprego de dispositivos de filmagem alternativos tais como celulares, drones  e câmeras de ação estilo GoPro.

Os principais temas abordados nesse módulo são:

  • Explanação detalhada de equipamentos como câmeras, lentes e acessórios
  • Parametrização precisa e configurações da câmera e equipamentos,
  • Fotografia: enquadramento e exposição correta
  • Planejamento para o set de filmagem (Bloking, direção de atores, movimentação de câmera, criatividade narrativa de ângulos e cenas)
  • Técnicas para movimentação e estabilização de câmera,
  • Técnicas básicas de iluminação,

cursos-capa2

 

Módulo II – Pós produção: Montagem e edição

Montagem – A montagem é uma das etapas mais importantes na definição da linguagem e a forma como uma mensagem será transmitida; Uma boa edição pode não só valorizar o vídeo, mas é determinante no tom da narrativa e no impacto que o vídeo pode causar. Esse módulo explana de forma pratica e objetiva o Adobe Premiere como ferramenta de edição e o fluxo de trabalho em um processo de montagem incluindo:  Decupagem, corte, ferramentas de transição e mascaramento,  CG para títulos, legendas e créditos e saída para mídias diversas tais como Youtube, Broadcast, RAW (cinema e publicidade) etc. São ainda pautadas técnicas e referencias estéticos de montagem, a importância do som e da escolha da trilha sonora, sincronismo, ritmo, sound design e mixagem de som.

Colorização – A cor tem um papel fundamental na mensagem e nas sensações que o produtor deseja transmitir, o processo de colorização pode ser dividido em duas partes: a correção, que tem a função estritamente técnica, servindo para corrigir luz, cores e aspectos que vão ajudar na coesão das cenas e da peça como um todo e o color grading, que tem função artística e define, entre outras coisas, a identidade estética de coloração do filme, contribui efetivamente na narrativa do filme alterando aspectos de uma composição tais como transformar dia em noite, alterar a cor da pele de um personagem ou alterar a iluminação de uma cena. No curso o aluno aprende técnicas básicas de correção de cor e de color grading, ferramentas de colorização assim como a leitura dos scopes de colorimetria.

Efeitos visuais – Embora seja pouco utilizado no mercado brasileiro, na indústria do cinema os efeitos visuais são largamente utilizados tornando-se recursos imprescindíveis na narrativa de grande parte dos roteiros e muitas vezes sendo os agendes protagonistas de um filme. Nesse curso o aluno terá uma introdução ao After Effects (software mais usado na produção de efeitos visuais) além de aprender técnicas básicas para uso de Chomakey, rotoscopia, canal alpha, composição em camadas e integração com programas de 3D.

Os principais temas abordados nesse módulo são:

  • Ferramentas do Adobe Premiere
  • Decupagem, montagem e edição das cenas,
  • Edição em ambiente multi-camera
  • Criação de CG, motion effects e edição avançada
  • Utilização de efeitos especiais e integração com After Effects e Photoshop
  • Escolha correta de trilhas sonoras e sincronismo com as imagens
  • Criação de Sound Design e mixagem de som
  • Colorização: correção de cor e definições estéticas de coloração
  • Formatos de saída e compressão para finalidades diversas

ADOBE

Atividades práticas  em aula:

Montagem de um videoclipe empregando ambiente multicamera, usando transições e correção de cor, exercícios de colorização e definição estética, emprego de montagem com efeitos especiais e edição usando técnicas de chroma-key, recorte e mascaramento

Em que compreende o curso ?

Esse é um curso completo que capacita o aluno a produzir vídeos profissionalmente tanto no processo de captação quanto de edição, está dividido assim em dois módulos:

Produção, com foco principalmente no trabalho de cinegrafia e direção de fotografia, abrange temas como compreensão e operação precisa de câmeras e equipamentos, técnicas de iluminação, movimentação e estabilização de câmera, definições estéticas e paleta de cores, direção narrativa, técnicas e fundamentos da linguagem cinematográfica aplicados a qualquer tipo de peça audiovisual.

Pós produção: baseado em plataforma Adobe Premiere, abrange todas as etapas do processo de edição de vídeos, desde a montagem, composição, criação de efeitos visuais, colorização até a finalização.

Baseia-se em uma metodologia exclusiva que apoia-se em 3 pilares que formam o suporte de conhecimentos para um produtor de vídeo:

1) Domínio técnico das ferramentas e funcionalidades de equipamentos e programas empregados 

2) Conhecimento e aplicação precisa de técnicas nos trabalhos de captação e edição de imagens e áudio

3) Referenciais e subsídio artístico e estético da linguagem cinematográfica.

 

Que tipo de vídeo posso editar com esse curso?

 O curso atende a qualquer tipo de demanda de edição incluindo filmes e séries, videoclipes, vídeos corporativos e publicitários, vídeos de treinamento em geral, documentários, vídeos jornalísticos, cobertura de eventos, vídeos sociais (casamentos, festas e formaturas) e peças audiovisuais em geral. 

 

Como é a plataforma e a interação das aulas?

O conteúdo explana de forma detalhada a operação de equipamentos, programas, ferramentas e funcionalidades através de aulas que são ministradas ao vivo por EAD com interação de áudio e vídeo, durante as aulas o professor ilustra as ferramentas, enquanto que os alunos podem acompanhar ou repetir as tarefas em seu próprio equipamento esclarecendo suas dúvidas em tempo real.

Para as atividades práticas, desenvolvemos um método didático exclusivo que exige que o aluno aplique as ferramentas aprendidas em cases reais de edição, solucione problemas e desenvolva seus próprios projetos ao longo do curso, fornecendo uma curva de aprendizado onde o aluno obtém rapidamente familiaridade, fluidez e segurança no processo de produção e edição.

 

Quanto tempo da semana terei que dedicar ao curso e em quanto tempo me torno um Produtor de vídeo?

O curso tem duração total de 5 meses sendo que 2 são dedicados ao módulo de Produção e 3 ao módulo de pós produção. Nesse período, o aluno tem uma aula semanal de 3 horas cada, no entanto, fora do horário de aulas, o aluno também irá desenvolver atividades práticas fornecidas pela escola, essas atividades evoluem em nível de dificuldade a cada semana e são muito importantes, pois ajudam o aluno a fixar e exercitar a ferramentas e técnicas ensinadas em cada aula, sendo assim, o aluno deverá reservar também um tempo na semana para desenvolvimento dessas atividades, esse tempo pode variar para cada aluno e também de acordo com a complexidade da atividade fornecida. Ao término do curso (5 meses) o aluno estará preparado para produzir vídeos para as mais variadas finalidades e com alto nível de qualidade técnica e artística.

Entretanto caso o aluno perca aulas ou mesmo tenham dificuldade no aprendizado, poderá repetir o curso em qualquer turma, quantas vezes quiser sem qualquer custo adicional.

 

Preciso ter algum pré conhecimento para fazer o curso?

O conteúdo programático abrange desde os procedimentos mais elementares, instruindo em fundamentos básicos, terminologias e na compreensão da interface do funcionamento de equipamentos e programas até a aplicação de ferramentas e técnicas avançadas usadas em workflows profissionais de produção e pela indústria cinematográfica, sendo portanto indicado tanto a iniciantes, mesmo que totalmente leigos, quanto a profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos.

 

Como é o método de ensino?

Metodologia e plataforma EAD

A abordagem do curso usa uma linguagem simples e objetiva, usando um método didático que combina domínio das ferramentas com experimentação pratica, o curso instrui no processo de produção e edição de forma divertida e estimulante, permitindo que mesmo leigos ou iniciantes no universo da produção de vídeo possam se tornar produtores de alto nível.

Seu conteúdo programático tem uma base sólida de conhecimentos teóricos combinados com a aplicação de técnicas, operação de equipamentos, ferramentas e a análise de referências, tudo isso ilustrado através de aplicações práticas, mas acreditamos que a melhor forma de aprender é realmente “colocando a mão na massa”, por isso ao longo do curso os alunos irão desenvolver inúmeras atividades práticas de edição em 4 diferentes projetos: Filme curta metragem, videoclipe, vídeo publicitário e vídeo para youtube (depoimento), em exercícios específicos incluindo: montagem, corte em multicâmera, edição de áudio e criação de sound design, composição, utilização de máscaras e rotoscopia, trackeamento, criação de efeitos visuais, colorização (correção e color grading), motion design, técnicas para edição com chroma-key e renderização para várias finalidades como Youtube, Vimeo, broadcast, Instagram etc,

 As aulas são ministradas ao vivo em uma completa plataforma EAD que oferece uma interação total entre professores e demais alunos da turma, permitindo que você acesse de forma remota o computador do professor para exercitar procedimentos de edição enquanto o professor presta orientações em tempo real e também compartilhando sua tela para que o professor avalie suas atividades o preste suporte as suas dúvidas.

Para as atividades práticas fora de aula desenvolvemos um método didático exclusivo que exige que o aluno aplique as ferramentas aprendidas em cases reais de edição, solucione problemas e desenvolva seus próprios projetos ao longo do curso, fornecendo uma curva de aprendizado onde o aluno obtém rapidamente familiaridade, fluidez e segurança no processo de produção e edição.   Ao longo do curso são desenvolvidos exercícios que simulam situações reais de trabalho através de mídias digitais compartilhadas via Google drive.

Ao longo das aulas, professores experientes e atuantes no mercado acompanham individualmente cada aluno orientando e ajudando-o em dificuldades especificas. Seu desempenho é avaliado durante todo o curso através de projetos práticos e um trabalho final de conclusão do curso (TCC), esse critério rigoroso de avaliação e monitoramento estabelecido por uma relação estreita aluno-professor é que vai garantir que o aluno sairá do curso realmente preparado para enfrentar e se destacar no mercado profissional de áudio.

 

Que equipamento preciso ter para fazer o curso?

Para uma integração completa da plataforma EAD o aluno deverá ter um computador Mac ou PC dotado de microfone e webcam.

Câmeras e equipamentos de filmagem não são essenciais já que o curso inclusive presta orientação técnica para quem ainda deseja adquirir seu próprio equipamento. Para realizar as atividades práticas de edição é preciso ter um computador PC ou Mac com uma configuração mínima (processador I5, 4 RAM e 500 de armazenamento)

Parte 1  – O que caracteriza uma produção com linguagem cinematográfica?

  • Controle da carga emocional através da imagem e dos sons
  • Planejando a produção e packing (empacotamento)
  • Etapas de uma produção: Desenvolvimento ideias e argumento, planejamento, roteiro e orçamento
  • Pré-produção, produção e pós produção
  • Dicas para obter referências técnicas e artísticas

Parte 2 – Câmeras (conhecendo equipamentos e sua relação custo benefício)

  • Qual câmera escolher ? tipos de câmeras e suas peculiaridades (handcam, camcorders, broadcast, câmeras de ação (GOPRO), câmeras de cinema e DSRLs
  • Filmagem com celular
  • Explanando a DSLR
  • Sensor CMOS ou CCD ?
  • Qual marca escolher ?
  • Lentes e opções óticas (lente fotográficas de cinematográficas)
  • Características técnicas a avaliar na hora da compra: Mega pixels, tamanho do sensor, resolução de saída, frame rate, desempenho em baixa iluminação, assistentes de filmagem
  • Resolução certa para cada projeto, HD, FULL HD, Ultra HD

Parte 3  – Compreendendo a luz e cores

  • A luz como fenômeno físico químico
  • A teoria das cores
  • padrões de cor aditivos e subtrativos
  • Padrão CMYK, RGB e RYB
  • Círculo cromático e sua relação nos processor de colorização
  • Compreendendo conceitos e parâmetros: Matiz, Brilho, luminosidade, valor e Croma
  • Resolução de profundidade de cor
  • Compreendendo as cores e sua relação psicossocial
  • Definição estética e narrativa através das cores
  • As cores para transmitir mensagens e sentimentos
  • Estudo da influência das cores e seus efeitos psicológicos e sociais
  • Uso de relações de cor: monocromáticas, análogas, tríades, complementares, complementares duplas etc.
  • Uso de contrastes e saturação
  • Luz e a temperatura de cor (escala kelvin)
  • Considerações no controle de temperatura e balanço de branco usando: iluminadores e gelatinas, parametrização da câmera e na pós produção, prós e contras
  • Definição de paleta de cores e definição estética do filme

Parte 4 – Fotometria

  • Dynamic range e latitude
  • Exposição: sub exposição e super exposição
  • Interpretando o fotômetro
  • Interpretando o Histograma
  • Usando exposição em high e low key

Parte 5 – Parametrização da câmera

  • Ajustando a câmera para modos manuais de controle
  • Resolução 720, 1080, 2,5K e 4K (quando usar e porque)
  • Entrelaçado e progressive scan
  • Conceito de Pull down
  • Taxa de quadros sua e correlação com o take e definições estéticas
  • Controlando o nível de exposição por relação espacial (aperture – F)
  • Entendendo a unidade “F” e sua relação com distancia focal
  • Abertura e sua relação com lentes
  • A abertura para controlar a luz
  • A abertura para controlar profundidade de campo
  • Uso de profundidade de campo para Looks cinematográficos e suporte narrativo
  • Calculando a profundidade de campo por Apps para celular
  • Controlando a exposição por relação temporal (Shutter speed)
  • Tipos de obturador (eletrônico e por persiana física)
  • Velocidade do obturador para ganhar nitidez e para produzir efeitos
  • Regra para arrasto típico cinematográfico
  • Controle de exposição pela sensibilidade do sensor (ISO)
  • ISO e suas implicações com qualidade
  • Minimizando problemas de ruído causado pelo ISO elevado
  • Balanço de branco
  • Presets e ajuste personalizado (Kelvin)
  • “Bater o branco” para ajuste preciso com a iluminação
  • Picture Style
  • Presets e suas aplicações
  • Criando Picture style personalizado: Sharpness, contrast, saturation e color tone
  • Technicolor cinestyle, neutro, Marvels cine e Vision Tech
  • Compreendendo especificações técnicas das câmeras

Parte 6 – Lentes

  • Classificação de lentes
  • Lentes fotográficas e cinematográficas
  • Lentes fixas (prime) e lentes zoom
  • entendendo recursos e especificações de lentes
  • Marcas e padrões de baionetas
  • Classificação por distancia focal
  • Lentes fish eye, angulares e grande angulares, normais e tele objetivas
  • Enquadramento e achatamento da imagem
  • Lentes e relação com tamanho do sensor
  • F-stop e Tstop
  • Lentes cinematográficas: IRIS manual e características

Parte 7 – Acessórios

  • tripés e cabeças hidráulicas e semi hidráulicas
  • Sliders
  • Rigs, Shouder e montagem de equipamentos
  • Steadycam e Gimbal
  • Dolly e truck
  • Gruas (Jibs)
  • Monitores de referência e view finder
  • Follow focus e marcação de foco manual

Parte 8 – Captação de áudio

  • Microfones (boom e lapela)
  • Transmissores e microfone de lapela
  • Gravadores de campo

Parte 9 -Iluminação

  • A importância da iluminação na qualidade e na narrativa do vídeo
  • Iluminação para suporte narrativo e estético
  • Iluminação natural e artificial
  • Iluminação cenográfica e out frame
  • Naturalismo e pictorismo
  • Escolha da temperatura de cor (3200K e 5500K day ligth)
  • Gelatinas: CTO, CTB, ND, fluorofilter, tough plusgreen e tough minusgreen
  • Iluminadores: LED, Fresnel, fluorescente e alógeno
  • Luz hard e difusa e suas aplicações
  • Técnicas de difusão: softbox, rebatedores e difusão por área
  • Técnicas de iluminação: High key, Low key, boton ligth, side ligth, contraste, contra luz e smoke
  • Uso de efeitos de cor com gelatinas
  • Técnica básica de 3 pontos
  • Iluminando para Chromakey

Parte 10 – O Trabalho de direção

  • câmera objetiva e subjetiva
  • Enquadramento, planos e suas nomenclaturas
  • Técnica plongee e contra plongee e suas aplicações
  • Regras de enquadramento
  • Simetria, regra dos terços e ratio Golden
  • Over shoulder, iluminação e posicionamento de atores
  • Eixo de câmera e ângulo holandês
  • Câmera na mão: Técnicas de estabilização de câmera
  • Movimentação de câmera: pan, tilt, truck, dolly e crane ou boom
  • Técnicas cinematográficas: travelling, whip pan, fast zoom close, trombone effect, travelling com paralaxe, plano sequência, misturar distancias focais para valorizar personagem e chroma-key

Parte 11 – Compressão e saída de arquivo

  • Fundamentos de compressão
  • Arquivos brutos (RAW)
  • CODECs finais para finalidades diversas DVD, Blu-ray, youtube, broadcast e cinema
  • Containers, whappers ou multiplicadores
  • Compressao intermediaria ProRess, DNxHD, JPEG2000, DPX, TIFF, cineform
  • Técnicas de compressão: color scan, sub amostragem (YCbCr)
  • Implicações da compressão: qualidade vs. fluidez vs. tamanho de arquivo
  • Configurando sua câmera: compressão H-264 Long GOP vs. ALL-I
  • A importância do MPEG (Moving Picture Experts Group)
  • Compressão de áudio
  • Parametrização dos softwares na hora de renderizar e formatos para cada tipo de saída

Parte 12 – Medias de armazenamento

  • Cartões SD e compact flash, como escolher
  • Velocidade de transferência
  • Classe e suporte para FULL HD e 4K
  • Armazenamento em SSD
  • Gravadores externos e conexão HDMI
  • O fluxo de trabalho em grandes produções (cinema, publicidade) Gravando arquivo RAW
  • A função do Logger

Parte 1 – O incrível mundo da edição de vídeo

Nessa módulo você tem uma visão ampla do mundo da edição de vídeo entendendo como se divide as diferentes competências e ferramentas tecnológicas usadas por profissionais que trabalham com edição e criação audiovisual. Além de entender a relação entre a arte e o trabalho técnico que resulta em peças audiovisuais. Por fim aprende como montar uma estação com desempenho e recursos para as demandas de edição para os mais variados segmentos: montagem, edição de som, colorização, criação de efeitos visuais, motion design e modelagem 3D.

  • Introdução:  apresentação do curso e metodologia didática
  • A arte de contar histórias através de imagens e sons (análise de referências: filme publicitário, filme de ficção, videoclipe, vinheta)
  • As atividades práticas e sua importância para o aprendizado
  • Desenvolvimento da personalidade criativa e estilo de um editor de vídeo
  • A tecnologia a serviço da arte, as ferramentas que materializam na tela as ideias do editor
  • Oque você entende por edição de vídeo ? Uma visão das tarefas e competências necessárias para realizar tudo o que vimos em filmes, comerciais, videoclipes, documentários e todos os tipos de peça audiovisuais:

 

A Montagem (imagem e som)

  • A arte de contar histórias e emocionar através de cortes
  • Edição de som, trilhas sonoras e sound design
  • Como a imagem e o som trabalham juntos para maximizar o impacto emocional
  • As ferramentas mais populares no processo de montagem

Composição digital e VFX

  • A magia dos efeitos visuais e como a tecnologia digital transformou a indústria do cinema.
  • As ferramentas usadas em grandes produções de Hollywood para materializar na tela tudo que sua imaginação conceber

Colorização cinematográfica

  • O domínio da colorização cinematográfica contribui para a narrativa e resolve problemas técnicos da produção, além de ser em si um processo artístico que atua em conjunto com a fotografia produzindo a estética e a unidade visual do filme.

 Motion design

  • As técnicas de motion design 2D ou 3D são cada dia mais comuns em nosso cotidiano, seja em comerciais de TV, na abertura de um filme ou em uma vinheta para Youtube, e representam um grande nicho de mercado dentro do audiovisual.

 

Montando uma Ilha de edição

  • O que eu preciso para editar vídeos ? (computadores, equipamentos e softwares)
  • Plataformas Mac ou PC?
  • Montagem de estações para edição de vídeo GPU vs processamento interno
  • Placas aceleradoras de vídeo (GPUs) marcas, modelos e especificações técnicas
  • Unidades de armazenamento HDs, SSDs e instalações HAID 0 e 1

 

Parte 2 – Fundamentos do vídeo digital

Nesse módulo aborta conceitos imprescindíveis a um editor de vídeo detalhando propriedades técnicas do vídeo digital e suas implicações diretas no processo de edição e finalização de vídeos.

  • Propriedades do vídeo digital
  • Taxa de quadros (Frame Rate)
  • Pixels e o padrão RGB, Bit rate
  • Um quadro feito de pontinhos coloridos chamados pixel
  • Resoluções, aspect Ratio e RAW
  • Compressão e suas implicações na qualidade, tamanho e fluidez do vídeo
  • Os formatos H264 e H265 de compressão
  • Compressão intra e inter frame
  • Containers mais comuns MP4,MOV, AVI, WMV, VLC,

 

Parte 3 – Apresentando o Abobe Premiere

  • Apresentação da interface do Adobe première, suas nomenclaturas e configurações básicas
  • Instalação do Adobe Premiere e pré requisitos de hardware
  • Interface gráfica e áreas de trabalho
  • Configurando GPU

 

Parte 4 – Pré edição

Nesse módulo o aluno aprende os primeiros passos para fazer uma edição, abrangendo fundamentos básicos para gestão de mídias, terminologias, criação de sequencias e ferramentas de corte, além de introduzir conceitos básicos de hierarquia de pistas, opacidade e canal Alpha

  • Importando medias para o projeto
  • Tipos de mídias manipuladas pelo Premiere
  • Organizando mídias nas suas unidades
  • A Janela Projeto e bins
  • Criando uma sequencia manualmente e por templates
  • compreendendo suas propriedades da timeline
  • Criando uma sequencia a partir de uma mídia
  • Identificando mídias na timeline
  • Janela informações
  • Usando diferentes resoluções em uma time line e sua implicações
  • A janela programa
  • Compreendendo tracks de vídeo e áudio, clips, mídias e takes
  • O Conceito de corte
  • A ferramenta seleção e razor e snap
  • A janela origem definindo entrada e saída de um corte
  • Compreendendo a hierarquia das pistas de vídeo
  • Compreendendo o conceito de opacidade de canal Alpha
  • Manipulando a curva de opacidade e de volume
  • Usando copiar e colar na timeline

 

Parte 5 – Primeira edição – (atividade prática Montagem de filme de ficção)

Nesse módulo o aluno começa a editar na prática editando um filme de ficção, você devera decuplar as cenas e montar uma edição na timeline, além de implementar a trilha sonora e sound effects, serão abordados temáticas do processo artístico e técnico do trabalho de montagem e Story Telling

  • A regra de seis de Walter Murch
  • Decupagem e organização no mídia pool
  • Ferramentas de edição: rolagem, escorregar, ondulação e deslizar
  • Pesquisando trilhas sonoras (direitos autorais)
  • Roteiro e story telling
  • Inserindo marcas pela janela origem e na timeline
  • Usando a janela marcadores: editando uma marca (título, texto, rotulo e duração – alt)
  • Usando marcadores para nortear a montagem pelo roteiro
  • Analisando a clássica estrutura dramática – A jornada do herói

 

Parte 6 – Propriedades dos clipes e Motion (animação de elementos)

Aborda a manipulação dos clipes criando efeitos de movimento e animação de elementos em cena, é introduzido o conceito de quadros chave e suas inúmeras aplicações, também é apresentado as primeiras técnicas de Leterring (criação de textos) tendo como atividade de conclusão a edição de um vídeo para Youtube com animação de elementos e Picture in Picture.

  • Compreendendo a janela controle de efeitos
  • Movimento, opacidade, volume
  • Propriedades nativas dos clipes (posição, escala, rotação, ponto de ancoragem) Manipulação pela Janela Projeto
  • Usando curvas nos clips
  • Introduzindo o conceito de Keyframe (inserindo e manipulando keyframes)
  • Criando animações (Motion) animando um logo, manipulando keyframes no take, (atalho Ctrl Rigth Click) para criar Keyframes
  • Navegando e manipulando Keyframes na janela controle de efeitos e nos takes, suavizando movimentos e o conceito de Bezier manipulando as alças (atalho Ctrl no nó e na alça), em espera
  • Criando texto Ferramenta T, animando texto, propriedades do texto em gráficos essenciais
  • Atividade criar vídeo para Youtube usando Picture in Picture, leterring animado e gif animado

 

Parte 7 –  Máscaras e o conceito de composição

Mascaras são responsáveis por grande módulo da manipulação de cenas em um vídeo, suas aplicações são infinitas e muitas vezes se traduzem em resultados “mágicos”, esse módulo instrui de forma completa e detalhada como criar e manipular mascaras estáticas ou animadas. Como atividade de conclusão o você deverá fazer um trabalho de cleanup (remoção de objetos em uma cena)

  • Introduzindo o conceito de máscaras e de composição
  • Criando máscaras formas elíptica, retangular e livre (ferramenta Pen e select), desenhando máscaras, manipulando mascaras, selecionando nós, expansão e difusão de máscaras
  • Criando múltiplas mascadas, copiando máscaras
  • Cleanup  (removendo elementos de uma cena usando máscaras)
  • Empilhando e aninhando clips
  • Conceito de múltiplas sequencias, nomeando sequencias
  • Caminho da máscara (rotoscopia)
  • Trackeamento de mascaras e ajustes do trackeamento (exemplo com batente da janela Dina)
  • Exemplo com efeito clone Neto no banheiro
  • Ocultar identidade
  • Integração com After Effects (Dynamic link)
  • Atividade: Fazer remoção de objetos usando mascaras

 

Parte 8 – Criando efeitos e transições

Esse módulo é dedicado ao emprego de transições e a inserção de efeitos assim como suas inúmeras aplicações, com uma abordagem ampla e livre, convida o aluno a explorar o fascinante mundo dos efeitos visuais estimulando a edição criativa e a percepção de possibilidades que a tecnologia permite. Como atividade os alunos irão criar um vídeo com tema livre, que deverá usar recursos de efeitos visuais, podem pra isso usar qualquer imagem gravada pelo próprio aluno ou mesmo capturada do youtube e combinar todos os recursos já aprendidos como mascaras, rotoscopia, trackeamento e animação de keyframes.

  • Inserindo transições
  • Painel efeitos e sua organização
  • Arrastando transições para a sequência, ajustando parâmetros de transições
  • Ferramentas: Edição de ondulação e rolagem
  • Compreendendo efeitos e suas aplicações
  • Efeitos de desfoque e nitidez (blur)
  • Efeitos de distorção corner pin, estabilização de distorção e distorções diversas (warp)
  • Efeitos de estilizar, tempo
  • Hierarquia de efeitos
  • Inserindo efeitos, parâmetros e hierarquia dos efeitos, deligando efeitos, automatizando parâmetros de efeitos, copiando atributos
  • Criando camadas de ajuste
  • Criando Cor fosca
  • Efeitos de terceiros
  • Pré Renderização ENTER
  • Renderizar e substituir

 

Parte 9 – Colorização – Workflow de uma colorização cinematográfica e o Painel cor de Lumetri

O trabalho de colorização é uma das etapas mais criativas na edição de vídeo permitindo não apendas contribuir para a fotografia mas tem um papel verdadeiramente narrativo ao manipular o sentimento que aquelas cores causam no expectador. Nessa módulo o aluno aprende todos os conceitos e a dominar as ferramentas de colorização dentro do Premiere para obter resultados de nível profissional em seus projetos. Como atividade prática o aluno deverá colorizar um vídeo tendo como referência um filme escolhido livremente.

  • Compreendendo luz e cor
  • Padrão RGB, Matiz, Saturação e luminancia (nível)
  • Esquemas de cor: monocromático, análogos, complementares, tríades, complementar dividida)
  • Tarefas do colorista: correção e color grading
  • Leitura dos escopos de colorização e suas aplicações Waves, RGB e Historgrama
  • Ajustando o balaço de branco e a tonalidade
  • Ajustando a exposição e o contraste
  • Entendendo o que é um LUT (Look Up Table)
  • Aplicando e baixando novos LUTs para o Premiere
  • Parametros do painel criação
  • Curvas e como interpretar os Scopo vetorial
  • Curva RGB
  • Matiz vs Saturação
  • Matiz vs Matiz
  • Matiz vs Luma
  • Luma vs Saturação
  • Saturação Vs Saturação
  • Discos de correspondência de cor (sombras, meios tons e realces)
  • Como copiar a cor de um filme para o seu projeto manualmente e automaticamente
  • Monitor de comparação e aplicar correspondência automática
  • Qualificação de cor secundária
  • HSL (Hue, Saturation e Luminance)
  • Vinheta
  • Looks cinematográficos:
  • Análise de Referências de grandes Blockbusters: Matrix, Musize, Joker, Transformers
  • Porque funciona tão bem o clássico esquema de cor Teal and Orange  e como usa-lo em seus projetos
  • Uso de mascaras na colorização
  • Copiando Lumetri color, usando camadas de ajustes e múltiplos cor de lumetri
  • Uso de ferramentas de efeitos na colorização
  • – Correção de cor (alterar cor, alterar para cor, tonalidade, manter cor, brilho e contraste, cor de lumetri)
  • Atividades práticas: Colorizar cena fornecida pela escola usando como referência um filme ou pintura escolhida pelo aluno.

Bônus:

  • Apresentação do processo de colorização no Davinci Resolve, programa de colorização mais usado no mundo 

 

Parte 10 – Efeitos de chaveamento (Keying)

Chaveamento é a técnica de fazer um recorte na imagem usando um critério chave, o mais comum é o chroma-key que usa uma cor (normalmente verde ou azul) para recortar uma imagem, a técnica tem se tornado cada dia mais popular e é usada largamente em produções de Hollywood. Nessa módulo o aluno aprende chaveamento por cor e por luma e como manipular as ferramentas de recorte para ter um efeito natural no resultado final. Como atividade o aluno irá fazer uma composição usando cena com fundo verde e background livre.

  • Relembrando o conceito de canal Alpha
  • Chaveamento por chroma (chroma-key) como fazer recortes precisos e os cuidados na hora da captação (iluminação e enquadramento) para obter os melhores resultados
  • Garbage Matte
  • Refinamento do recorte, fios de cabelo, bordas e fundo
  • Espalhamento (Spill) como remover reflexo verde na pele
  • Outros efeitos de Key (Luma key, máscara de cor)
  • Chaveamento (Luma Key, Ultra Key, Mascara de cor, track mate key)
  • Fazer a troca do céu usando Luma key (sky replacer)
  • Atividade prática (composição usando Chromakey)
  • Atividade: Corte de chroma key com fundo escolhido pelo aluno, incluindo ajustes de iluminação e cor

 

Parte 11 – Edição de som

A edição de som engloba muitas vezes escolher a trilha sonora, cortar, mixar, criar efeitos sonoros e toda a ambientação do seu filme, o som, incluindo a musica tem um papel fundamental na narrativa e no impacto emocional de cada cena. Nessa módulo o aluno aprende como pesquisar trilhas sonoras e efeitos sonoros, e como montar o filme combinando imagem e som  de forma a maximizar o impacto emocional de cada cena. Como atividade deverá sonorizar o filme que foi editado na aula 5.

  • Escolhendo a trilha sonora ideal para seu projeto, dinâmica, ritmo e sincronismo
  • Direitos autorais de musicas
  • Editando trilhas sonoras (cortando no beat)
  • O poder emocional de harmonizar e sincronizar corte e musica
  • Editando voz, gravação de voz em dispositivos independentes, sincronismo e troca de áudio original da câmera por áudio gravado externo manualmente e automaticamente
  • Efeitos de áudio (equalização, redutor de ruído, compressor, reverberador, modulador de tonalidade etc)
  • Mixando pistas de som
  • Sound design, criando efeitos sonoros para seu projeto
  • Atividade: Sonorizar filme editado na aula 5 (filme de ficção) pesquisando trilha sonora e criando sound design

 

Parte 12: Trabalhando com múltiplas câmeras

Ferramentas de sincronismo e técnicas de corte usando múltiplas câmeras, normalmente usados em videoclipes, shows, apresentações, entrevistas onde há captação com varias câmeras. Como atividade o aluno irá fazer a edição de um show de rock com 8 cameras.

  • Gravação de multicameras e técnicas para captação para videoclipes
  • Workflow para criar sequencia de varias câmeras
  • Refinamento de cortes e transições em multicamera
  • Sincronizando áudio manualmente e de forma automática
  • Colorização na origem
  • Atividade prática: fazer corte em multicamera em show de rock usando 8 ângulos de câmera o áudio masterizado

 

Parte 13 – Tipografia e CG

  • Ferramentas para criar créditos, textos, legendas, CG e quaisquer que precise te textos estáticos ou animados.
  • Relembrando a janela gráficos essenciais: Editar texto, propriedades do texto, alinhar e transformar, fontes, aparência etc
  • Usando créditos com rolagem
  • Usando e customizando modelos gráficos animados prontos
  • Criando textos de titulo existente, usando presets de textos, criando elementos gráficos, shapes, customizando textos, criando caminho para o texto, customizando cor e preenchimento, sombra e segundo plano
  • Criando mídias de legendas

 

Parte 14: Manipulação de Tempo

Nessa módulo o aluno aprende 3 formas diferentes de manipular o tempo em um vídeo usando ferramentas especificas para cada forma. Explanando ainda as técnicas de timeramp que são muito populares em filmes, vídeos de esportes radicais e videoclipes.

  • Ferramenta esticar faixa R
  • Remapeamento de tempo
  • Slow motion e sua relação com o frame Rate
  • Técnica de Timeramp e suas aplicações práticas
  • Como fazer um Slow Motion cinematográfico usando frame rate alto

 

Parte 15 – Renderização e saída

O aluno aprende a renderizar vídeos para os mais variados formatos e demandas incluindo cinema, broadcast, Youtube, facebook, instagram , whatsapp etc

  • Formatos de saída multiplexados (H264, MOV, AVI, WMV, DnX.)
  • Formatos de saída de áudio (AIFF, WAV, MP3)
  • Formatos de sequencia de imagens (BMP, TIFF, Targa, JPG, EXR, PNG)
  • Propriedades da saída
  • Como formatar para diferentes aspect ratios (instagram)
  • Compressão em H264

Receba mais informações e valores:

Informe também seu DDD. Ex: (11)#####.####
Informe também seu DDD. Ex: (11)####.####