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PRO TOOLS

Dominar o PRO TOOLS pode fazer a diferença entre querer e poder no mercado de áudio profissional.

Ao longo da evolução tecnológica no mercado profissional de áudio, o Pro Tools tornou-se a plataforma padrão em estúdios do mundo inteiro e um sinônimo de qualidade e agilidade, consagrando-se pela sua estabilidade, desempenho e pela sua confiabilidade reunindo em uma interface prática e objetiva toda a precisão e robustez que os profissionais precisam.

Sendo usado para gravar, editar, mixar e finalizar projetos de áudio de todos os tipos. domina-lo tornou obrigatório a quem deseja ingressar como profissional nos competitivos  mercados fonográfico e de broadcast.

Esse é um curso completo e definitivo, que aborda toda a potencialidade do Pro Tools, instruindo na operação das suas ferramentas, plug ins e procedimentos, além de instruir no emprego de algumas das principais técnicas de gravação, edição e produção de áudio que foram consagradas pelos grandes produtores musicais.

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Veja abaixo o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do curso.

Próxima Turma Live Classroom: 

 07/07/2020

das 19 às 22 h.
às terças-feiras.

CARGA HORÁRIA: 48 horas
DURAÇÃO: 4 meses

Conteúdo Programático

METODOLOGIA

A metodologia de ensino combina conceitos de produção musical, domínio de ferramentas e experimentações práticas feitas através de atividades que são fornecidas aula a aula, com isso o aluno desenvolve de forma sólida as habilidades operacionais do Pro Tools e de como empregar uma ampla gama de técnicas de produção musical. A dinâmica de atividades executadas em tempo real e também na forma de tarefas extra aula, permitem ao aluno deparar-se com dificuldades e esclarecer imediatamente suas dúvidas, tornando o aprendizado fluido e a curva de aprendizado rápida.

Visando preparar o aluno realmente para mercado, esse curso emprega uma abordagem totalmente prática e objetiva, onde os alunos exercitam as ferramentas ensinadas desde a primeira aula, isso garante resultados efetivos e imediatos e os torna realmente preparados para operar de forma eficiente todas as suas ferramentas nas mais variadas situações de trabalho, compreendendo na íntegra a aplicação correta de cada um dos seus parâmetros e funcionalidades.

As aulas são ministradas ao vivo em uma plataforma EAD completa que oferece uma interação total entre professores e demais alunos da turma, permitindo que você acesse de forma remota o computador do professor para exercitar procedimentos de edição enquanto o professor presta orientações em tempo real e também compartilhando sua tela para que o professor avalie suas atividades o preste suporte as suas dúvidas.

Ao longo do curso você faz exercícios que simulam situações reais de trabalho, tanto em atividades durantes as aulas quanto em exercícios para realizar extra aula, além desenvolver seus próprios projetos como práticas dos conhecimentos adquiridos. As atividades práticas são compartilhadas na forma de material digital via Google drive.

Professores experientes e atuantes no mercado acompanham individualmente cada aluno orientando e ajudando-o em dificuldades especificas. Seu desempenho é avaliado durante todo o curso através de projetos práticos e um trabalho final de conclusão do curso, esse critério rigoroso de avaliação e monitoramento estabelecido por uma relação estreita aluno-professor é que vai garantir que o aluno sairá do curso realmente preparado para enfrentar e se destacar no mercado profissional de áudio.

Que equipamento preciso ter para fazer o curso?

Para uma integração completa da plataforma EAD você deverá ter um computador PC ou Mac dotado de microfone e webcam.

Para realizar as atividades práticas é preciso ter o PRO TOOLS instalado, o mesmo é igualmente compatível com as plataformas Mac ou PC. Em computadores PC para funcionamento do PRO TOOLS também é necessário ter instalado uma interface de áudio.

PRO TOOLS – Apresentação da Plataforma

  • Familiarização com a interface gráfica e principais screens
  • Atalhos e modos de acesso
  • Modelos operacionais para otimização do processo produtivo
  • Organização de projetos
  • Configurações inicias de portas e dispositivos acoplados
  • Roteamento de sinal
  • Configuração de aspectos de qualidade do projeto
  • Suporte a superfícies de controle e vídeo

Informações básicas de áudio

  • Sistema orgânico
  • Como nosso tímpano capta os sons
  • A conversão de energias no áudio: Cinética em Elétrica
  • Conceitos de Baixas, Médias e Altas frequências
  • Microfones
  • A importância de um bom pré
  • Amperímetro / Multiteste
  • Resolução: 16 ou 24 bits e seu uso adequado
  • A estrutura do áudio: formante e harmônicos
  • Sample rate: Quando usar 44 ou 48 Khz.

Informações básicas do MAC

  • Dicas de atalhos mais utilizados
  • O Zoom do Mac como ferramenta complementar
  • Crie screenshots das etapas de seu trabalho com o printscreen do Mac

Configurações Iniciais de um novo projeto

  • Criando sessões a partir de um template (modelo)
  • Criando sessões partindo do zero
  • Definindo o formato dos áudios do projeto: AIFF ou WAV?


Menu View

  • Usando atalhos para alternar entre as duas principais telas do Pro Tools (Mix e Edit)
  • Narrow Mix – Aproveitando melhor a tela para mixagem
  • Edit Window (Modo Minimal) – Facilitando o processamento.
  • A importância do uso adequado das réguas Clip List / Track List
  • Modo dos Tracks: Clip, Waveforms, Sends
  • Track Number (quando utilizar)
  • Window Transport
  • Apresentação das ferramentas básicas: Smart Tools
  • Grid

Importando Audio

  • Start Session
  • Select
  • Spot
  • Apply SRC
  • Controle de Volume Inicial
  • Criando um Master

    Exercícios propostos: práticas operacionais para o uso de ferramentas e atalhos, familiarização com a interface

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PREPARAÇÃO PARA MIXAGEM

  • Alterar nomes das pistas
  • Colocar comentários
  • Usando controles do Audio Suite (Normalize, Strip Silence)
  • Conceito de Auxiliares
  • Criação de Grupos e SubgruposExercícios básicos de mixagem e com o emprego de subgrupos

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RÉGUAS – Detalhamento dos vários tipos

  •  Metrônomo: Usando modo Click ou TL Metro
  • Formas de Compasso: Definição de andamento e divisão
  • Figuras Musicais, abreviações e pontos de aumento: Uso adequado para o bom funcionamento do Grid
  • Régua Meter: Ajustando o click ao tipo de compasso
  • Grid – Ajustes visuais na Edit Window
  • Régua Key: A importância dos ajustes de tons para a visualização pelo músico no estúdio.
  • Régua Chords: Definição de acordes / tablaturas
  • Régua Makers: Uso de Locations – Uma forma de automatizar o comportamento do Pro Tools durante a execução da sessão.
  • Window Score Editor
  • Régua Tempo: Variações de tempo em um determinado range
  • Tempo Operation (modos): Constant, Linear, Parabolic, S-Curve, Scale, Stretch

    Exercicios relacionados ao uso das réguas e edição com ajuste de precisao 

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VIDEO

  •  Uso de software externo para conversão de vídeos em vários formatos
  • PRO TOOLs e suporte a vídeo
  • Integraçao com FINAL CUT
  • Compatibilidade e criação de marcas de forma inteligente
  • Importar Vídeo (cortar, converter)
  • Formatos de Vídeo:  MOV, AVI, FLV, WMV

Exercícios propostos:
Sincronizando partes de áudio separadas em um vídeo sem áudio
Corte e separação de áudio para montagem posterior 

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LOOPINGS

  • Conductor Track: definindo a indexação do Projeto à Régua de Tempo
  • Modos de atuação da Régua de Tempo: Elastic, TCE, Consolidate Clip
  • Aplicando Fade In, Fade Out, Crossfade
  • Modos shuffle, spot e slipExercícios de manipulação de Clips

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AUTOMAÇÃO

  • Técnicas de Automação de volume, pan e mute/solo

Conceitos de Canal. Quando usar:

  • Mono / Mono
  • Mono / Stereo
  • Stereo / Stereo

 

AUTOMAÇÃO II

  • Automatizando Sends
  • Conceitos de Pré Fader e Pós Fader… a utilidade de cada modo
  • Automação de parâmetros de Plug-InsExercícios relacionados com automações

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ELASTIC – Uso adequado para melhores resultados e escolha de algoritmos para cada aplicação

  • Modo polifônico – Utilizando o pitch shift
  • Modo Rítmo
  • Modo Monofônico
  • Modo Varispeed
  • Dobra de Vozes com Duplicate Track
  • Utilizando os modos SLIP e GRID
  • Uso da grade: Difrenciação entre os tipos Relative e Absolute
  • Modos de visualização dos tracks: Blocks, Playlists, Analisys, Warp

Exercícios com dobras de voz e guitarra

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SETUP: Ajuste avançado de parâmetros de funcionamento do Pro Tools

  • Hardware, PlayBack Engine, Host Engine
  • Disk Alocation: Um recurso do Pro Tools para aliviar a carga do processamento de áudio permitindo a gravação em vários HDs.
  • Periphericals: sincronização com superfícies de controle, controladores MIDI, controles vis Ethernet, Mic PreAmps.
  • I/O: Setup de entradas e saídas de tracks, auxiliares e master
  • Vídeo Sync OffSet: Ajustes para um perfeito sincronismo áudio/vídeo
  • Session: Ajustes para uma nova sessão.
  • Current Feet-Frames Position
  • Current Timecode Position
  • External Timecode OffSet
  • MIDI – Ajustes diversos: Midi Studio, Midi Beat Clock
  • Input Filters: filtrando controles MIDI
  • Input Devices: Ajustando parâmetros referentes a equipamentos externos.
  • Display:  Alterando o funcionamento dos meters
  • Auto Backup: Configurando o backup automático da sessão.
  • Vídeo High Quality: Ativando a reprodução de vídeo em alta qualidade.

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EDIÇÃO

  • Edição de áudio utilizando os modos: Shuffle, Slip, Spot e Grid
  • Zoom
  • Zoom Memory (5 estágios): Acessando vários níveis de zoom de forma rápida.
  • Ferramenta Trim ( Modo Standard,  Modo TCE, Loop)
  •  Ferramenta Time, Object e Separation
  • Scrubber: Ouvindo o áudio pelo movimento manual do cursor em qualquer direção e velocidade para localização de um ponto específico.
  • Ferramenta Pen com destaque para o modo freehand para o ajuste de picos achatados na onda sonora.
  • Tab transients: Uma forma de navegar pelos pontos de maior amplitude do áudio.
  • Link Timeline and Edit Selection
  • Ferramentas de Micro edição.

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GRAVAÇÃO

  • Definindo entradas e roteamento de tracks e buses.
  • Usando o monitoramento de forma adequada com Input Only Monitoring ou Audio Input Monitoring
  • Modos do Audio Input Monitoring: Normal, Loop, Destructive, Quick Punch e suas aplicações
  • Pre Roll e Pós Roll
  • Aplicação das ferramentas de edição pós gravação
  • Pre Fader Metering
  • Quando usar ou não o pré fader
  • Modos de Solo
  • Compensação de Delay
  • Monitoramento de Baixa Latência
  • Comportamento da tela e do cursor com Edit Window Scrolling: No Scrolling, After Playback, Page e Continuous

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AUDIO SUITE

  • Inserção de Plug Ins em Clip
  • Inserção de Plug Ins via Console
  • Automação de Plug Ins

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Implementaçao MIDI e instrumentos virtuais

Conhecendo os principais instrumentos virtuais do Pro Tools:

  • Mini Grand, DB 33, Boom, Structure, Vaccum e XPand 2.

Ajustes e comandos MIDI:

  • Select / Split Notes: separando peças de bateria MIDI para mixagem em áudio.
  • Quantização: Alinhando dados MIDI na grade de tempo.
  • Input Quantize: Quantizando já durante a gravação.
  • Transpose: Mudanças de tonalidade
  • Step Input: Gravando passo a passo com base em figuras musicais.
  • Change Velocity: Editando os parâmetros de velocidade.
  • Change Duration: Editando a duração das notas.
  • Restore Performance

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REWIRE

  • Midi Editor:  O piano-roll do Pro Tools
  • Rewire com Reason
  • Automação de um VST em Rewire partindo do Pro ToolsExercícios:
    Escolher um VST do Reason e montar uma tabela de automação para os parâmetros deste VST através do Pro Tools.
    Finalização e Apresentação de Projeto de Sonorização e Efeitos sobre Vídeo

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