LOGO-LIVECLASSROOM-EAD-DARK

A MAGIA DA EDIÇÃO

Curso de Edição de Vídeo baseado em Adobe Premiere

Ser editor de vídeo depende de uma série de competências incluindo conhecimento precisos das ferramentas (softwares) empregados no processo de edição, domínio de técnicas específicas, senso estético e amplo conhecimento de referências e da linguagem cinematográfica. Baseado nisso, desenvolvemos o curso A Magia da Edição de Vídeo, que visa fornecer ao aluno todo o escopo de conhecimentos que são necessários para formar editores de vídeo altamente qualificados, tanto para atuarem profissionalmente no mercado quanto  para finalidades pessoais ou amadoras, mas que estejam preparados para os mais variados tipos de demandas e desafios que podem surgir durante o empolgante processo de edição de video.

botao-modealidade-ead

Veja abaixo o CONTEÚDO PROGRAMÁTICO do curso.

Próxima Turma Live Classroom: 

 22/07/2020

das 19 às 22 h.
às Quartas-feiras

CARGA HORÁRIA: 36 horas
DURAÇÃO: 3 meses

Conteúdo Programático

Produzir uma peça audiovisual é um trabalho que envolve muitas etapas: planejamento, roteiro, fotografia, filmagem, atuação, mas é na edição que a magia realmente acontece, é nesse momento que todo o conjunto de mídias com imagens e sons começam a tomar a forma de um filme. Um bom editor não só conta a estória através da montagem, mas também usa a poderosa linguagem da edição para reforçar a linha narrativa, emocionar e impactar o expectador,

A edição de vídeo, também denominada de pós produção, está dividida em inúmeras tarefas que combinam atribuições técnicas e artísticas tais como: montagem, composição, criação de efeitos visuais e a colorização.

Vamos a seguir entender brevemente cada uma dessas tarefas.

 

Montagem: nessa etapa o editor ou montador define a sequencia de cenas, cortes e transições além de poder também arregimentar as partes de trilha sonora e de sound design que vão formar toda a peça audiovisual. A montagem não só estabelece o ritmo e a continuidade do filme, mas também define a linguagem e a perspectiva com que é contada aquela estória, influenciando efetivamente no impacto emocional que o filme proporciona ao expectador.

adobe-premiere

 

Composição e criação de efeitos visuais: o trabalho de composição e efeitos visuais envolve a combinação de camadas de imagem, elementos em 2D e 3D, mascaras, geração de partículas e todo o incrível universo de recursos em efeitos digitais que permitem materializar em imagens qualquer ideia que a imaginação possa conceber. Segmentado por diferentes tipos de especialidades como compositor, rotoscopista, modelador 3D, motion design etc , essas tecnologias  permitem realizar desde tarefas simples como eliminar uma janela indesejada em uma cena até a composição de cenas extremamente complexas que combinam personagens em 3D, cenários digitais e todo o espetáculo visual que vimos em grandes filmes de Hollywood.

efeitos-especiais

Colorização: essa etapa é realizada por um profissional denominado colorista e esta dividida em dois tipos de tarefa: a correção de cor que é essencialmente um trabalho técnico, tem basicamente a função de corrigir problemas de iluminação ou de continuidade e o Color Grading que é uma das principais ferramentas que definem o “look” e a unidade visual do filme, trabalhando conjuntamente com a fotografia, tem relação direta com a estória estabelecendo relação com a época e o local em que ocorre a estória e todo o universo que a envolve.

efeitos-especiais-2

 

Em que compreende o curso ?

Esse é um curso completo baseado em plataforma Adobe Premiere que abrange todas as etapas do processo de edição de vídeos, desde a montagem, composição, criação de efeitos visuais, colorização até a finalização.

O curso baseia-se em 3 pilares que formam o suporte de conhecimentos para um editor de vídeo: 1) domínio completo das ferramentas e funcionalidades do programa de edição 2) conhecimento e aplicação precisa de técnicas 3) referenciais e subsídio artístico e estético da linguagem cinematográfica.

 

Que tipo de vídeo posso editar com esse curso ?

 O curso atende a qualquer tipo de demanda de edição incluindo vídeos para Youtube, vídeos de treinamento, videoclipes, filmes, séries, documentários, vídeos corporativos e publicitários vídeos jornalísticos, cobertura de eventos, animações, motion design, vídeos sociais (casamentos, festas e formaturas) e tudo mais que possa precisar de peças audiovisuais.

 

Em quanto tempo me torno um editor?

Sendo acima de tudo um curso do Adobe Premiere, o conteúdo explana de forma detalhada todas as suas ferramentas e funcionalidades através de exercícios práticos que evoluem em nível de dificuldade a cada semana ao longo de 10 semanas de treinamento. Para isso desenvolvemos um método didático exclusivo que exige que o aluno aplique as ferramentas aprendidas em cases reais de edição, solucione problemas e desenvolva seus próprios projetos ao longo do curso, fornecendo uma curva de aprendizado onde o aluno obtém rapidamente familiaridade, fluidez e segurança no processo de edição.  Ao término do curso o aluno estará preparado para produzir vídeos para as mais variadas finalidades e com alto nível de qualidade técnica e artística.

 

 Preciso ter algum pré conhecimento para fazer o curso?

O conteúdo programático abrange desde os procedimentos mais elementares, instruindo na compreensão da interface do Premiere, fundamentos básicos da edição e suas terminologias até a aplicação de ferramentas e técnicas avançadas usadas em workflows profissionais de edição e pela indústria cinematográfica, sendo portanto indicado tanto a iniciantes quanto a profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos.

 

Como é o método de ensino?

Metodologia e plataforma EAD

A abordagem do curso usa uma linguagem simples e objetiva, usando um método didático exclusivo que combina domínio das ferramentas com experimentação pratica, o curso instrui no processo de edição de forma divertida e estimulante, permitindo que mesmo leigos ou iniciantes no universo da edição de vídeo possam se tornar editores de alto nível.

Seu conteúdo programático tem uma base sólida de conhecimentos teóricos combinados com a aplicação de técnicas, operação de ferramentas e a análise de referências, tudo isso ilustrado através de aplicações práticas em sessões de edição, mas acreditamos que a melhor forma de aprender é realmente “colocando a mão na massa”, por isso ao longo do curso os alunos irão desenvolver inúmeras atividades práticas de edição em 4 diferentes projetos: Filme curta metragem, videoclipe, vídeo publicitário e vídeo para youtube (depoimento), em exercícios específicos incluindo: montagem, corte em multicâmera, edição de áudio e criação de sound design, composição, utilização de máscaras e rotoscopia, trackeamento, criação de efeitos visuais, colorização (correção e color grading), motion design, técnicas para edição com chroma-key, integração com after effects, criação de Proxy e renderização para várias finalidades como Youtube, Vimeo, broadcast, Instagram etc,

 As aulas são ministradas ao vivo em uma completa plataforma EAD que oferece uma interação total entre professores e demais alunos da turma, permitindo que você acesse de forma remota o computador do professor para exercitar procedimentos de edição enquanto o professor presta orientações em tempo real e também compartilhando sua tela para que o professor avalie suas atividades o preste suporte as suas dúvidas.

Ao longo do curso você faz exercícios que simulam situações reais de trabalho, tanto em atividades durantes as aulas quanto em exercícios para realizar extra aula, além desenvolver seus próprios projetos como práticas dos conhecimentos adquiridos. As atividades práticas são compartilhadas na forma de material digital via Google drive.

Tanto nas aulas individuais quanto em grupo, professores experientes e atuantes no mercado acompanham individualmente cada aluno orientando e ajudando-o em dificuldades especificas. Seu desempenho é avaliado durante todo o curso através de projetos práticos e um trabalho final de conclusão do curso (TCC), esse critério rigoroso de avaliação e monitoramento estabelecido por uma relação estreita aluno-professor é que vai garantir que o aluno sairá do curso realmente preparado para enfrentar e se destacar no mercado profissional de áudio.

 

Que equipamento preciso ter para fazer o curso?

Para uma integração completa da plataforma EAD o aluno deverá ter um computador Mac ou PC dotado de microfone e webcam.

Para realizar as atividades práticas é preciso ter o Adobe Premiere, After Effects e Davinci Resolve instalados em um computador PC ou Mac.

Parte 1 – Montando uma ilha de edição de vídeo

  • Plataformas Mac ou PC ?
  • Explanação das principais plataformas de edição: Adobe Premiere, Final Cut, Avid Media composer, resolv da vinci e Vegas Pro
  • Montagem de estacoes para edição de vídeo, GPU vs. processamento interno
  • Unidades de armazenamento, HDs, SSDs e HAID 0 e 1
  • Placas aceleradoras de vídeo marcas, modelos e especificações técnicas

Parte 2 – Introdução ao processo de montagem e os primeiros passos no Adobe Premiere

  • Entendo a interface do Adobe Première (Layouts e painéis)
  • Posicionando painéis e criando layout personalizado
  • Importando mídias para seu projeto
  • Project View configurações
  • Janela navegador de mídia
  • Filtros de pesquisa
  • Verificando propriedades da mídia
  • Conceito de sequência e de timeline e configuração da timeline
  • Conceito de clipes e de pistas
  • A janela Source e a janela View

Parte 3 – Configurando a janela view

  • Ajustes básicos: tamanho e qualidade
  • Navegando pela janela view
  • Inserindo marcadores
  • Edição na janela View
  • Exportando quadro

Parte 4 – Corte na janela Source

  • Definindo trechos e marcadores
  • Arrastando corte para a timeline
  • Extraindo frame e criando sub clipe

Parte 5 – Editando na timeline

  • Configurações da pista
  • Entendendo as ferramentas de edição
  • Seleção, seleção de avanço e retrocesso
  • Edição de ondulação e rolagem
  • Time strech
  • Ferramentas escorregar e deslizar
  • Ferramenta fatiar
  • Encaixar (Snap)
  • Seleção vinculada

Parte 6 – Motion

  • Controlando posição, escala e anchor point
  • Controlando opacidade
  • Rotação
  • Criando e editando mascaras
  • Modos de mesclagem

Parte 7 – Aplicando efeitos e transições

  • Janela efeitos
  • Compreendendo principais efeitos nativos
  • Aplicando efeitos pelo clipe e pelo source
  • Parâmetros dos efeitos (Janela controle de efeitos)
  • Inserindo transições
  • Configurando parâmetros de transição
  • Aplicando mascaras a efeitos

Parte 8 – Animação e conceitos de quadros chave

  • O que é quadro chave, ativando e inserindo quadros chaves em parâmetros
  • Animando motion, opacidade e efeitos
  • Editando por envelopes e a ferramenta Pen
  • Conceito de curvas belzier, editando envelopes
  • Copiando e colando quadros chave
  • Manipulando grupos de quadro chave

Parte 9 – Criando mídias e elementos na sequencia

  • Criando sólidos de cor fosca
  • Criando Textos e CG
  • Personalizando e Animando textos
  • Criando textos de rolagem e créditos
  • Criando vídeo preto e transparente
  • Criando referência de tom e contagem universal

Parte 10 – Trabalhando com múltiplas sequencias

  • Criando sequencia
  • Aninhando sequencias com clipes individuais ou agrupados
  • Agrupando clipes

Parte 11 – Trabalhando em ambiente multicamera

  • Sincronizando clipes e adicionando marcadores
  • sincronizando clipes independentes no multicamera
  • Criando clipe multicamera
  • Ativando multicamera na janela Programa
  • Gravando cortes em multicamera
  • Fazendo edições avançadas no corte multicamera
  • Editar videoclipe usando multicamera

Parte 12 – Colorização

  • Layout Lumetri
  • Fundamentos da colorização
  • Colorização no clipe e na mídia de origem
  • Exposição, temperatura de cor e tonalidade
  • Curvas RGB
  • Disco de cores e editor em 3 vias
  • HSL correção de cor secundaria
  • Vinheta
  • Técnicas para dar Look de cinema
  • Aumentando a faixa dinâmica
  • Corrigindo cor de pele
  • Corrigindo iluminação
  • Igualando cor para clipes diferentes
  • Criando camada de ajuste

Parte 13 – Otimizando o fluxo de edição e renderização

  • Decupagem
  • Criando Proxy
  • Convertendo origens em compressão intermediaria
  • Saída de arquivos formatos para finalidades diversas
  • Otimizando a relação tamanho-qualidade
  • arquivos para Youtube e streamming
  • Arquivos para Broadcast
  • Arquivos para pós-produção e colorização
  • Considerações finais e entrega de TCC (Projeto editado pelos alunos)

Receba mais informações e valores:

Informe também seu DDD. Ex: (11)#####.####
Informe também seu DDD. Ex: (11)####.####