PRODUÇÃO DE MÚSICA ELETRÔNICA

Baseado na plataforma Ableton Live

Sobre o Curso

Este curso aborda o processo de produção de uma música eletrônica, desde a sua concepção, produção até a finalização e distribuição ao mercado. A partir de uma metodologia prática, são ensinadas as técnicas, as ferramentas e fornecido o embasamento tecnológico necessário para a produção tanto de hits comerciais como para produções underground, visando sempre à obtenção do melhor nível técnico e artístico.

São fornecidos referenciais modelo e uma análise das tendências atuais, traçando um paralelo entre a evolução tecnológica e a história da Música Eletrônica. Inclui ainda informações sobre gravadoras, lojas digitais, meios de divulgação e todo suporte necessário para que o aluno insira seus projetos no mercado fonográfico.

Conteúdo Programático

A)   Conhecendo a Música Eletrônica: história e fatos relevantes a atualidade 

  • História da música eletrônica balizada pela tecnologia musical
  • Primeiros registros e a determinação de conceitos vigentes
  • Música computacional e o advento dos sintetizadores
  • A plástica eletrônica na música popular e a expansão do mercado para produtores
  • Os ícones de uma geração e o legado para novas gerações

Exercício proposto: Modalidade individual (audição e pesquisa)

B)   Entendendo a música eletrônica: um estudo aprofundado sob a visão analítica.

  • Estudo de grandes obras de produtores consagrados
  • Evolução nas tendências ao longo dos anos
  • A constante reciclagem da Música Eletrônica
  • Audição analítica: como nascem os Hits
  • Desconstrução de clássicos
  • Introdução ao sampling
  • Edição básica
  • Práticas de sampling

Exercício proposto: Modalidade individual (recriação de clássicos da Música Eletrônica)

C)   A construção da música eletrônica: principais elementos e características plásticas, tímbricas e conceituais dos estilos;

  • Os gêneros e suas origens
  • House, Techno, Trance, Drum’n’Bass, Breakbeat, Downtempo
  • Sub vertentes e a convergência dos estilos como tendência
  • Discotecagem básica
  • Áudio digital, bit depth, sample rate e latência
  • Montando seu home Studio – setup, principais periféricos e sua importância do workflow
  • Apresentando as DAWsmais populares, suas principais características e diferenças entre si

D)   Composição da Música Eletrônica 

  • Drum Machines para a música contemporânea
  • Bateria: composição de kits e timbres característicos dos gêneros
  • Editando e manipulando loops, pitch, time strech
  • Introdução ao Bassline
  • Apresentando Synths: Leads, Pads, Chords, Stabs e suas funções nos estilos

Exercício proposto: Início de projeto: Modalidade individual (criação de uma bateria completa)

E)   Síntese sonora e o emprego de sintetizadores 

  • Introdução a síntese: waveforms, filtros e envelopes
  • Parâmetros e funções do sintetizador
  • MIDI básico
  • Síntese subtrativa e sintetizadores analógicos
  • Síntese aditiva FM e os sintetizadores digitais
  • Síntese PCM e Wavetable
  • Arquitetura da síntese na visão modular e o fluxo de sinal
  • Criando o Bassline
  • Bateria Sintetizada
  • Apresentação do sintetizador virtual e seu melhor emprego.
  • Prática em sintetizadores virtuais
  • Musicalização básica

Exercício proposto: Modalidade individual (criação da linha harmônica completa)
  
F)   Sound Design

  • Introdução ao Sound Design
  • Efeitos (Reverb, Delay, e efeitos de modulação)
  • Bateria sintetizada: modelos clássicos e programação de peças em instrumentos virtuais
  • Automação criativa e LFO
  • Sound Shaping, camadas e utilização efetiva da onda Subgrave
  • Efeitos especiais: criando sweeps, uprisers, filtros
  • Efeitos vocais (Talkbox, Vocoder, Autotune)
  • Introdução ao Sidechain

Exercício proposto: Modalidade individual (o aluno deverá adicionar técnicas de sound design ao projeto)

G)   Produção avançada, técnicas e aplicativos

  • Extraindo grooves de músicas para utilizar em seus projetos
  • Soundreplacement: substituição de timbres em amostras de áudio
  • Melodyne e o uso do DNA editor
  • Mixed in Key
  • Introdução ao PropellerheadReason e seu poderoso arsenal de timbres.
  • Softwares para tratamento de elementos específicos, afinação, manipulação e análise.
  • Gravação e manipulação de samples próprios
  • Edição destrutiva x edição não-destrutiva

H)   Arranjo e sequenciamento 

  • Transformando um loop potencial em uma música interessante e sólida.
  • Adotando um modelo de sequenciamento
  • Intro, Outro, Breaks e Build ups.
  • Técnicas de sequenciamento e suas particularidades nos gêneros
  • Análise crítica

I)   Mixagem e Masterização para música eletrônica  

  • Monitoramento e posicionamento para começar a mixar
  • Range de frequências e separação dos principais elementos
  • Equalização e tipos de equalizadores
  • Compressão (ratio, threshold, hard/soft knee, make up gain)
  • Tipos e características de compressores
  • Controlando margem dinâmica e balanço dos níveis
  • Compressão via Sidechain
  • Aplicando compressão em grupos (Bus compression)
  • Estrutura de ganho
  • Imagem stereo
  • Automação
  • Meter
  • Distorção Harmônica
  • Mixagem virtual, Mixagem Out ofthe Box, mixagem híbrida e o conceito Summing
  • Masterização: Ordem da cadeia de processadores
  • Hardware e plugins DSP mais utilizados

 Exercício proposto: Modalidade individual (Mixagem do projeto)
  
J)     Produção de Remix / Mashups 

  • Conceito do remix
  • Técnicas de sincronia
  • Tratamento vocal
  • Roland R-Mix para extração de acapellas e elementos separados a partir de músicas fechadas
  • Remix/ mashup – truques e técnicas de construção

 Exercício proposto: Modalidade individual (o aluno desenvolverá a estrutura de um remix de uma música escolhida em aula ou pelo próprio aluno)
  
K)    Music Business e meios de divulgação e inserção no mercado 

  • Como promover um projeto no mercado (comunicação, imagem , redes sociais e)
  • Como o mercado está mudando
  • Apresentando modelos de contrato para booking
  • Modelos de contrato para venda de música para gravadoras: CD, EP (digital)
  • Tipos de negociação
  • Funcionamento do Beatport
  • Como abrir sua label e principais diferenças (Indie / Major)
  • Oportunidades de trabalho para o produtor profissional e especializações.

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